Júlio Chaves

O universo da natação em Teresina

O esporte tem crescido cada vez mais na capital, com um aumento considerável de escolas que ofertam a prática da atividade física.

02 de dezembro de 2022 às 09:34
4 min de leitura

O esporte em geral tem como objetivos a inclusão social, a democratização, o incentivo dos participantes a práticas competitivas, a socialização, as conexões criadas entre os participantes, o incentivo das relações interpessoais, dentre diversos outros fatores. O presente artigo irá focar na natação como um esporte que tem crescido cada vez mais em Teresina, com o aumento considerável de escolas ofertadas por academias e clubes.

No entanto, a pesquisa irá focar na experiência em algumas escolas por onde o autor passou (Júlio Chaves,2022) e como os professores procuram incentivar os alunos, se adaptando a cada faixa etária e necessidade individual, incentivando-os a melhorarem cada vez mais no esporte.

Apesar de ser uma prática considerada elitizada podemos observar que alguns lugares oferecem aulas por preços menores, tornando a natação mais acessível para algumas comunidades. O professor esportivo, ou treinador, deve incentivar através de técnicas e metodologias os seus alunos a crescerem não somente dentro do esporte, mas sobretudo na vida e na sociedade, incentivando-os a serem líderes ou a buscarem crescimento e grandeza intelectual.

Academia Raking.Foto: Júlio Chaves/Lupa1

A natação é considerada o esporte mais solitário, mas apesar dessa premissa popular, pode-se observar que alguns professores incentivam os seus alunos e atletas a atividades em grupo, melhorando e impulsionando trabalhos em equipes. O entorno da academia estudada é repleto de árvores frutíferas, hortaliças, diversas pimenteiras ao redor da piscina, onde o aluno pode ficar em maior contato com a natureza, animais de estimação, além de ser bem iluminada e estar localizada em um bairro com bastante praças, comércios e residências.

Academia Raking.Fonte: Lauro Wilson – @Laurinho_Wilson

Com relação a estrutura das piscinas, elas devem estar de acordo com as normas exigidas, como a NBR 9050/2015;

A locação da piscina deve ser concebida de forma a não ofuscar a visão dos usuários durante a prática da natação.

A piscina deve apresentar as dimensões 12,50x25,00 m e altura variável de 1,30 m a 1,60 m.

O piso no entorno das piscinas não pode ter superfície escorregadia ou excessivamente abrasiva. As bordas, degraus de acesso à água, corrimãos e barras de apoio devem ter acabamento arredondado...

Recomenda-se a instalação de barras de apoio nas bordas internas das piscinas, na altura do nível da água, em locais que não interfiram com o acesso à água.

O professor Lauro Wilson tem feito um trabalho exemplar, não apenas dentro do esporte, mas também em incentivar seus alunos a leitura, a buscar por conhecimentos filosóficos, ao trabalho social e voluntário, a como devemos ajudar os mais necessitados, dentro de comunidades onde vivem pessoas em situação de pobreza ou em situação de risco. De acordo com o professor, “fazer aquilo que pode com aquilo que tem”.

A natação ganha mais espaço em Teresina.Fonte: Lauro Wilson – @Laurinho_Wilson

Atualmente diversas competições tem sido realizadas na nossa capital com a participação de vários atletas de nível regional e nacional. Tais eventos tem conectado pessoas de culturas e gerações bastante diversas, tornando o esporte ainda mais atrativo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas