Coluna The Network

Piauí, a Árabia Saudita do Hidrogênio Verde

Mas afinal de contas o que é o Hidrogênio Verde e por que nunca ouvimos falar nisso antes?

31 de julho de 2023 às 08:48
3 min de leitura

O novo Governador do Piauí tem investido forte na questão do desenvolvimento do estado, faz parte da rotina falar sobre melhorias na infraestrutura que possam converter em investimentos privados. Desses investimentos o que mais gerou destaque foi o Hidrogênio Verde, com várias viagens pra Europa em busca de investidores dessa nova tecnologia no nosso estado.

Mas afinal de contas o que é o Hidrogênio Verde e por que nunca ouvimos falar nisso antes?

Pois bem, O hidrogênio verde é uma fonte de energia limpa e possui capacidade energética superior a outros combustíveis. Produzido por meio da eletrólise da água utilizando energia renovável (eólica ou solar) é o único combustível feito completamente limpo sem agredir o meio ambiente, podendo ser transformado em eletricidade, combustível e amônia verde.

Como toda tecnologia nova já possui alguns países pioneiros inclusive com alguns projetos no Brasil também, mas um fator externo ao negócio acelerou tudo e se transformou numa corrida econômica, a guerra Rússia x Ucrânia.

A briga entre os gigantes causou aumento nos preços do combustível e eletricidade no início do inverno europeu. Isso resultou em inflação, estagnação econômica e uma possível crise energética. A possibilidade iminente de um apagão na União Europeia levou ao aumento nos investimentos em hidrogênio verde como uma solução energética viável.

Vários países ao redor do mundo estão agindo com urgência na realização de projetos para a comercialização do Hidrogênio Verde. Austrália e Chile já possuem grandes projetos em andamento, mas o Brasil e especificamente o Nordeste tem uma imensa vantagem de mercado. Para se fazer o hidrogênio verde a fonte de energia tem que ser limpa, e o nordeste brasileiro já tem anos de projetos de energia eólica e solar implantados e muita capacidade de aumentá-los.

84% da energia éolica gerada no Brasil vem do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Bahia, também contribui muito o estado que tiver ZPEs – Zonas de Processamento de Exportação. Ou seja o Piauí é realmente um dos melhores locais do mundo para se produzir Hidrogênio Verde.

O investimento para essa região vem, cabe ao governador Rafael ser competente e ágil para não perdemos diversos investimentos para os estados vizinhos como já aconteceu em diversos outros setores no passado.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas