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Os 7 principais indicadores de desempenho e métricas que você deve acompanhar no seu negócio

18 de setembro de 2023 às 12:54
3 min de leitura

O uso de métricas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer negócio nos dias de hoje. Essas medidas quantitativas não são apenas números em planilhas, mas sim ferramentas poderosas que proporcionam insights valiosos para orientar as decisões estratégicas e impulsionar o crescimento, veja abaixo essa lista com 07 grandes indicadores para qualquer negócio:

1 - CAC = Custo de Aquisição do Cliente:

A rigor é quanto você paga para trazer um cliente novo para seu negócio e aqui devem ser considerados todos os custos envolvidos. Embora contra intuitivo, seu objetivo é conseguir pagar mais pelo cliente do que seus concorrentes.

2 - LTV = Lifetime Value:

Quanto seu cliente traz de lucro ao longo da jornada dele como cliente. Pense em um cliente que visitou seu negócio 3x e trouxe R$ 50 de lucro em cada uma. Seu LTV foi de R$ 150. Em geral é mais difícil de ser calculado em negócios de alta recorrência.

O LTV é importante pois o seu cliente pode trazer pouco retorno hoje, mas no longo prazo esse retorno ser alto. No mundo ideal, você quer pagar menos pelo cliente (CAC) do que ele traz de retorno (LTV). Geralmente um bom CAC é 1/3 do LTV, mas isso varia de mercado para mercado.

3 - Margem de lucro líquida:

Quanto de fato você está lucrando em cima da receita Aqui você precisa tirar todos os custos e gastos do produto, como mercadoria, equipes, tributação, etc, para saber quanto de fato ele traz de lucro. Com a margem, conseguimos calcular o LTV.

4 - AOV = Average Order Value (ou ticket médio):

É a média de quanto o cliente gasta no total a cada vez em que ele faz uma ordem de compra. Não vai ser usado em todos os negócios. Seu objetivo geralmente é aumentar o AOV para aumentar sua receita sem precisar de mais clientes.

5 - Taxa de Conversão:
Geralmente usamos quando falamos da conversão de leads (potenciais clientes) em clientes de fato. É um indicador fundamental para sabermos onde está nossa falha comercial. Precisamos de mais leads? Ou maior conversão deles?

6 - CMV = Custo da Mercadoria Vendida:

É a soma de todos os gastos para comprar, produzir e estocar seus produtos e mercadorias até que eles sejam comercializados. Ideal para monitorarmos se o negócio precisa de mais vendas ou mais eficiência operacional para aumentar o lucro.

7 - NPS = Net Promoter Score: É uma metodologia de satisfação de clientes que avalia o grau de fidelidade e retenção deles. Realiza-se através de pesquisas com os clientes. Normalmente é o indicador mais usado para avaliar a "qualidade" de uma empresa ou produto.

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