Severo Eulálio diz que, por enquanto, está trabalhando na reeleição para deputado estadual em 2026
Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí é cotado para disputa de vaga na Câmara federal.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio (MDB), ao contrário do que muitos comentam, afirmou que vai se concentrar, em 2026, na renovação de seu mandato de deputado estadual. Severo tem sido cotado, na verdade, para disputar uma vaga na Câmara Federal, mas desta vez, limitou-se a dizer que pretende continuar na Alepi – apesar de também afirmar, logo em seguida, que não “bateu o martelo” sobre isso.
“Não tem martelo batido, mas estou trabalhando para deputado estadual, como sempre”, disse.
Sem acordo para os petistas
Para os petistas, não há essa história de dois candidatos ao Senado já definidos pelo governador. É de conhecimento público que Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD) “receberam a bênção” de Rafael Fonteles (PT) em reunião recente. No entanto, em outra reunião, os petistas decidiram conscientemente contrariar a orientação e lançar uma candidatura mesmo assim. O nome mais cotado, segundo o deputado federal Florentino Neto (PT), é o do seu colega congressista Flávio Nogueira (PT).
“Nós queremos um fortalecimento das chapas, tanto para deputado estadual como para deputado federal, e vamos dialogar com o governador, pois queremos também uma das cadeiras do Senado. Teremos um candidato assim, definido por consenso entre todos. Em outro momento da reunião, o deputado Flávio Nogueira já se colocou à disposição, inclusive dialogando com os demais integrantes sobre como pensa efetivamente conduzir essa pré-candidatura”, disse.
Sem preocupações aparentes do MDB
Os correligionários do MDB parecem não estar muito preocupados com as reações dos petistas. O foco parece estar em outra estratégia. O deputado Severo ainda disse que acha legítimo o posicionamento do PT e que seu partido está procurando se fortalecer caso a coligação cruzada com o PSD não vingue.
“É legítimo, por parte dos trabalhadores, buscar mais espaço na chapa majoritária. Isso é natural no jogo político, não é nenhuma surpresa para ninguém. Como disse, é natural, todos vão procurar seu espaço. O MDB também está procurando seu espaço, está buscando manter, ampliar, formar sua bancada de deputados estaduais e se preparar, no caso da Federal, caso não vingue aquela, digamos, coligação cruzada”, disse.
Volta “Tio Charles”
O secretário de Governo de Teresina, Jeová Alencar (Republicanos), rebateu informações de que estaria trabalhando nos bastidores para “minar” secretários muito ligados a Silvio Mendes (União Brasil). Sobre Charles Silveira, ressaltou que tem boa amizade com o professor e, em tom de brincadeira, pediu o retorno do secretário.
“Charles é um bom quadro, uma pessoa do bem, competente, e eu espero que haja essa conversa, esse entendimento com o Charles. Tenho certeza de que ele faz falta. Acredito que isso aí [saída] é passado, acredito que, com uma boa conversa, até como eu costumo carinhosamente chamá-lo, o Tio Charles volta”, disse.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .