Coluna Política em Pauta

Júnior Santos

“A economia vai muito bem”, diz senador Marcelo Castro sobre governo Lula

O senador, no entanto, admite a frágil relação entre o Congresso e o Palácio da Alvorada.

24 de janeiro de 2025 às 15:50
4 min de leitura

O senador Marcelo Castro (MDB) avaliou positivamente, em entrevista, a gestão do governo Lula (PT). Embora tenha feito algumas críticas à frágil relação do Palácio da Alvorada com o Congresso, o senador destacou, entre os pontos positivos, que a economia vai bem.

Marcelo Castro e presidente Lula. Foto: Reprodução.

“Que ele [Lula] melhore o relacionamento com o Congresso e também a comunicação com a sociedade brasileira. O seu governo tem muitos pontos positivos, muitos mesmo, e a economia vai muito bem. Evidentemente, a gente precisa fazer alguns ajustes. Esses ajustes são o que esperamos, assim como a readequação do governo”, disse.

Na política…

Sobre o cenário nacional para as eleições de 2026, Marcelo destacou que a esquerda vê a reeleição de Lula como a principal esperança para manter-se no poder. Com sua notável experiência e leitura política, o senador aposta no cenário fragmentado dos candidatos da direita, o que, na sua avaliação, deve beneficiar o presidente em um bom desempenho.

Senador Marcelo CastroReprodução/TV Lupa1

Marcelo avalia como muito difícil que a direita marche unida no primeiro turno e se dedicou a analisar alguns nomes que podem representar o campo adversário.

“Nós estamos apostando todas as fichas no presidente Lula, ao contrário da direita, que tem vários nomes sendo falados, como Pablo Marçal, Tarcísio, Caiado, Gusttavo Lima, Nicolas… São muitos da direita. A previsão hoje é que a direita, pelo menos no primeiro turno, vá com vários candidatos. Isso não quer dizer que ela não possa se unir no segundo turno, mas me parece muito difícil que a direita vá com um candidato único no primeiro turno. Por exemplo, Ronaldo Caiado, governador de Goiás e o mais bem avaliado do Brasil, está rivalizando com o nosso Rafael Fonteles. O Caiado já me disse que não vai deixar de ser candidato à presidência da República. Já deu várias declarações à imprensa nacional, dizendo com toda clareza que é candidato à presidência, sem condicionantes, e ele será. O Tarcísio, ainda não disse oficialmente que é candidato, mas sabemos que há um certo interesse dele. No entanto, ele ainda não se posiciona para não contrariar Bolsonaro. Bolsonaro não pode ser candidato, mas já afirmou que lançará um de seus filhos”, explicou.

Ministro das Comunicações em Teresina

Victor Linhares e ministro Juscelino Filho. Foto: Reprodução.

O secretário de Articulação Institucional de Teresina, Victor Linhares (Progressistas), anunciou, em entrevista à coluna, a visita do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, à capital do Piauí. Segundo Victor, o ministro vem para anunciar a aquisição de câmeras de segurança com auxílio de inteligência artificial. Secretário explicou que câmeras serão usadas para reforçar a segurança em Teresina, e não para aplicar multas.

A tecnologia será adquirida por meio de uma parceria entre a gestão municipal e o governo federal.

Participação popular

João Pedro, morador do povoado Boa Hora, na zona rural de Teresina, e liderança jovem da região, enviou à coluna uma denúncia. Ele afirma que moradores da localidade estão sem água e sem energia elétrica desde quarta-feira (22).

A situação é urgente e inaceitável, pois representa a ausência de recursos essenciais para o bem-estar humano. A coluna se solidariza com os moradores da região e com aqueles de outras áreas que sofrem com o descaso da Equatorial Energia e Águas de Teresina. Exigimos publicamente uma resposta dos órgãos competentes.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas