Coluna Política em Pauta

Júnior Santos

Flávio Nogueira defende PT no Senado, mesmo que governador prefira partido na vice

Declaração é em tom de resposta ao deputado Merlong Solano (PT), que disse que o PT deveria abdicar da vaga ao Senado para outras siglas aliadas.

02 de maio de 2025 às 14:20
3 min de leitura

O deputado federal Flávio Nogueira (PT) afirmou que Rafael Fonteles (PT) quer um vice-governador do seu partido. A sigla pleiteia, além dessa participação na chapa majoritária, uma candidatura ao Senado — e tem disputado espaços na composição com MDB e PSD. A fala foi concedida em tom de resposta ao seu correligionário Merlong Solano, que disse recentemente que o PT deveria abrir mão da vaga no Senado para outros partidos aliados.

Deputado federal Flávio Nogueira - Foto: Reprodução

“Não, para desistir tem que conversar com muita gente. Bom, gente, é o PT que vai decidir isso. Essa oposição do Merlong é antiga, talvez você não conhecesse, e agora conhece algumas pessoas que são antigas. Como sempre tem, o governador também acha que deve ser o vice-governante, não tem nada de estranho nisso aí”, respondeu.


Secretaria de IA: no Piauí é doido, no Paraná ninguém diz nada?

Paraná e Piauí. Foto: Montagem.

O governador Rafael Fonteles (PT) falou durante o evento Papo de Governança, nesta sexta-feira (02), sobre o fato de o Piauí ter sido pioneiro na instituição de uma Secretaria de Inteligência Artificial. O governador comentou a mais recente criação da pasta no Sul do país, no estado do Paraná.

“Também criamos a primeira Secretaria de Inteligência Artificial. Aí agora o governo do Paraná acabou de anunciar que criou também a Secretaria de Inteligência Artificial. Aí quando é o Paraná ninguém vê nada, quando é o Piauí que é doido. Olha, é uma, rapaz… Doido são os outros que não botaram ainda, né? Porque tem que botar pra poder a gente guiar o governo nessa direção”, disse.

A coluna conclui que, de fato, não dá para ignorar o impacto social, tecnológico e econômico das inteligências artificiais. No entanto, querer comparar o momento e os dados de cada estado é, no mínimo, equivocado. O Paraná é um dos estados mais ricos e desenvolvidos do país. Tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, infraestrutura consolidada, maior industrialização e uma rede educacional mais robusta. Criar uma secretaria dedicada à inteligência artificial lá não soa absurdo.

O Piauí, por outro lado, ainda enfrenta desafios básicos: altos índices de pobreza, baixa escolaridade, problemas crônicos de saneamento, saúde precária em muitas regiões e infraestrutura insuficiente. Em 2023, por exemplo, o estado figurava entre os piores do país em termos de acesso à água potável e esgotamento sanitário. Em algumas regiões, ainda falta o essencial.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas