Crise: desaprovação de Lula dispara no Piauí, estado que mais votou nele em 2022
Paraná Pesquisas revela 41,8% de rejeição no terceiro mandato do presidente. Mais de 76% dos piauienses optaram por Lula (PT) em 2022.
O cenário político no Piauí, revelado pela Paraná Pesquisas, mostra mais um motivo para o presidente Lula (PT) e sua equipe perderem o sono em Brasília. As pesquisas realizadas no estado mostram que a desaprovação do governo chegou a 41,8% no Piauí.
No primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, 76,86% dos piauienses preferiram Lula a Jair Bolsonaro (PL). São mais de 1 milhão e 500 mil eleitores que optaram pelo atual presidente. Oito das dez cidades onde o petista obteve maior votação estão no Piauí, incluindo Guaribas, onde Lula teve a maior vantagem sobre seu adversário em todo o país.
Na eleição para governador, a imagem do presidente foi fundamental na campanha de Rafael Fonteles (PT). A equipe do governador se preocupou em associar sua imagem à de Lula durante todo o processo, antevendo o desempenho do presidente no estado.
Agora, Lula enfrenta uma espécie de "tempestade perfeita" no Palácio da Alvorada. O governo saiu derrotado na batalha de narrativas sobre a suposta taxação do PIX e está vendo os preços de itens básicos, como carne e café, subirem. Isso, somado ao aumento da taxa de juros e a projeção de mais reajustes no Copom para o mês de março, mesmo sob a gestão de seu indicado Gabriel Galípolo, além do aumento dos combustíveis, está fazendo com que a aprovação de Lula e suas perspectivas de reeleição derretam pelo Brasil. Isso o obriga a adotar medidas emergenciais para tentar conter a crise de popularidade.
Zé Filho (PSD) ainda não decidiu seu candidato a senador
O vereador Zé Filho (PSD) afirmou em entrevista à coluna que ainda não decidiu em relação a qual pré-candidato ao Senado votará em 2026.
Apesar de já ter se reunido recentemente com o presidente do seu próprio partido, o deputado federal Júlio César, um dos postulantes, Zé Filho diz que ainda há muito tempo para conversar com os demais candidatos e tomar uma decisão definitiva.
Vereadores: para-choques da política
O vereador Deolindo Moura (PT) afirmou que o interesse dos pré-candidatos ao Senado pelo apoio dos vereadores de Teresina se deve ao fato de que os legisladores municipais são, segundo ele, os "para-choques da política", por serem os mandatários mais próximos da população.
Pragmático, Deolindo ressaltou que, nesse contexto de chapa majoritária, é preciso conversar com todas as frentes e candidatos, mesmo com aqueles que não são do PT.
Café da manhã de João Pereira
O vereador João Pereira (PT) realizou um café da manhã nesta sexta-feira (31) em seu gabinete. Na ocasião, estiveram presentes jornalistas, além de lideranças históricas do PT, como o ex-deputado federal Roberto John (PT). Na reunião, João destacou que manterá uma relação de cordialidade e parceria com a imprensa durante seu mandato de vereador.
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .