Manuella Martins

Síndrome do Burnout; saiba o que é e como lidar com o esgotamento no trabalho

Muito mais do que apenas uma insatisfação com o emprego, suas consequências afetam saúde física e mental.

02 de dezembro de 2022 às 10:30
3 min de leitura

Citada pela primeira vez na década de 70, a síndrome de Burnouté caracterizada por um estresse crônico ligado ao trabalho. Os sinais indicadores incluem sentir-se emocionalmente esgotado e desamparado. Muito mais do que apenas uma insatisfação com o emprego, suas consequências afetam saúde física e mental e seus efeitos podem prejudicar o trabalho, casa e vida social. Algumas pessoas não percebem que atingiram o esgotamento até que seja tarde demais, quando se sentem "exaustas demais para funcionar".

Síndrome do Burnout.Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A fadiga é um dos principais sintomas de esgotamento. Há perda de entusiasmo e a sensação de que faltam recursos emocionais para lidar com situações estressoras. Parece faltar a energia necessária não só para trabalhar mas também para fazer o jantar, cuidar dos filhos, do lar, ou aproveitar até mesmo as horas de lazer.

Na Síndrome de Burnouta ansiedade também é um dos sintomas mais evidentes, gerando sofrimento psicológico e acometendo o funcionamento geral do corpo com alterações no sono, na alimentação, concentração, etc. Outros sintomas incluem:

  • Problemas gastrointestinais
  • Humor deprimido
  • Irritabilidade
  • Imunidade prejudicada (você pode se perceber ficando doente com maior frequência, por exemplo: tornando-se mais vulnerável a gripes e resfriados)
  • Dores de cabeça recorrentes
  • Sentimento geral de insatisfação
  • Perda de produtividade
  • Impaciência
  • Apatia

Tais sintomas refletem em atitudes negativas. Se tornam comuns ausências no trabalho, comportamentos hostis com os demais colegas de trabalho ou clientes, isolamento, pessimismo e descumprimento de responsabilidades.

Reconhecer que você está esgotado é a primeira etapa para fazer um plano de recuperação. Buscar um psicólogo ou psiquiatra costuma ser um bom primeiro passo para lidar com o Burnout, podendo ajudá-lo a descobrir as estratégias necessárias para lidar com tudo que vem acontecendo.

Existem também passos complementares que trazem uma infinidade de benefícios à saúde, como: dormir bem, exercitar-se, criar pausas (como definir um horário todos os dias para se desconectar completamente, sem uso do celular ou parando de verificar e-mail e mídias sociais), experimentar atividades relaxantes e praticar exercícios de atenção plena (mindfulness). Além disso, conversar com colegas de trabalho, amigos e familiares de confiança é uma maneira importante de compartilhar como você está se sentindo e encontrar suporte.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas