Gustavo Almeida

Município piauiense vai ter eleição para prefeito no dia 6 de agosto

Pleito suplementar foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em abril cassou o prefeito e o vice eleitos em 2020.

10 de maio de 2023 às 20:21
2 min de leitura

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) vai fixar para o dia 6 de agosto de 2023 a eleição suplementar no município de São Lourenço do Piauí, a 550 km de Teresina. O pleito extemporâneo será realizado por conta da cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do prefeito Biraci Damasceno (PSD) e do vice-prefeito Valdeci Castro (PSB). Os dois foram cassados no dia 11 de abril deste ano acusados de compra de votos na eleição municipal de 2020.


Cidade de São Lourenço do Piauí (Foto: Reprodução)

O TRE-PI, responsável pela organização do pleito suplementar, já consultou o Ministério Público Eleitoral sobre a data de 6 de agosto. Em seu parecer, o procurador regional eleitoral Marco Túlio Lustosa Caminha se posicionou favorável. Segundo ele, a data encontra-se compatível com a portaria nº 1006 do TSE, que estabeleceu o calendário de realização de eleições suplementares para o ano de 2023 no Brasil. Assim, só falta agora o plenário do TRE-PI formalizar a data escolhida.

"Com essas considerações, o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pela aprovação da minuta da Resolução de ID 22020413, que fixa o dia 6 de agosto de 2023 para a realização de eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de São Lourenço do Piauí/PI e aprova as instruções e o calendário para a realização de novas eleições para os cargos.", diz a conclusão do parecer assinado pelo procurador eleitoral.


Prefeito cassado Biraci (à esquerda) e o vice, também cassado, Valdeci Castro (Foto: Reprodução/Facebook)

O gestor eleito no pleito suplementar em agosto terá um mandato de pouco mais de um ano de duração, já que em outubro de 2024 haverá a eleição municipal realizada de quatro em quatro anos.

Desde a cassação do prefeito Biraci Damasceno, o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço do Piauí, Iran Damasceno Ribeiro (PSD), ocupa o cargo de prefeito. Ele é irmão do gestor cassado.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas