Coluna Letras da Política

Gustavo Almeida

Acirramento eleitoral descamba para casos de violência no interior do Piauí

Dois episódios graves aconteceram nas cidades de Paulistana e São Raimundo, onde disputas são protagonizadas por partidos da base do governo estadual.

30 de setembro de 2024 às 10:45
9 min de leitura

Os últimos dias da campanha municipal no Piauí acirraram não apenas as disputas eleitorais, mas também os ânimos. No fim de semana, casos de violência foram registrados em algumas cidades. Os episódios mais destacados aconteceram em Paulistana e São Raimundo Nonato, ambas no semiárido do Piauí, na região Sul.

Em Paulistana, um major da Polícia Militar do Piauí foi filmado quebrando o retrovisor de um carro e em seguida ameaçando com uma arma de fogo as pessoas que estavam no veículo. O major é apoiador do atual prefeito Joaquim da Farmácia (PSD) e estava sem farda. As pessoas que estavam no interior do carro eram apoiadores do candidato de oposição Osvaldo da Abelha Branca (MDB).

Os dois candidatos divulgaram notas em que dizem repudiar a violência.

Major, de bermuda e sem farda, danifica carro e aponta arma de fogo em Paulistana (Foto: Reprodução)

Após a repercussão, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou que o Comando-Geral da PM-PI decidiu pelo afastamento preventivo do major e instaurou procedimentos administrativos para fazer uma apuração rigorosa do episódio.

Em Paulistana, a disputa pela prefeitura está bastante acirrada entre o prefeito Joaquim da Farmácia e o vereador e candidato de oposição Osvaldo da Abelha Branca. O município tem 21 mil habitantes e fica a 470 km de Teresina.

Jornalista agredido

O outro caso de violência aconteceu na noite do sábado (28) em São Raimundo Nonato. O jornalista André Pessoa, muito conhecido pelas produções relacionadas ao Parque Nacional da Serra da Capivara e ao bioma Caatinga, registrou queixa alegando ter sido espancando por apoiadores do candidato Isaías Neto (PT), apoiado pela atual prefeita Carmelita Castro.

Jornalista André Pessoa diz ter sido agredido ao registrar um comício em São Raimundo (Divulgação)

André tentava fazer registros de um comício de Isaías Neto usando um drone, quando foi alvo das agressões por parte de seis homens. Ele relatou que ainda tentou escapar das agressões entrando em uma farmácia, mesmo assim seguiu sendo agredido.

Os agressores também derrubaram o drone e depois fugiram levando o equipamento. André Pessoa detalhou que os equipamentos subtraídos foram: um drone profissional no valor de R$ 30 mil e um celular de R$ 12 mil.

Deputado causa polêmica

Deputado Hélio Isaías (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

No comício de Isaías Neto, o deputado estadual Hélio Isaías (PT) causou polêmica ao supostamente "celebrar" a ação dos apoiadores que tomaram o drone do jornalista André Pessoa. Ao discursar, ele falou: "O drone era vermelho, manipulado por um rapaz que sempre fez o mal a São Raimundo Nonato. Mas graças a Deus ele nunca mais vai filmar.", falou o deputado.

Notas de repúdio

O candidato de oposição Rogério Castro (MDB), que disputa com Isaías Neto, divulgou nota em que condena as agressões e a atitude do deputado Hélio Isaías de comemorar a ação.

"Por ser um apoiador da minha candidatura, o jornalista André Pessoa foi agredido e teve seu drone roubado durante um comício do Isaías Neto. O ato de agressão física e moral perpetrado por apoiadores da campanha adversária e comemorado de forma lamentável pelo deputado estadual Hélio Isaías, esposo da prefeita Carmelita e tio do candidato Isaías Neto, é inaceitável", diz a nota.

Hélio Isaías se defende

Depois da repercussão do caso, o deputado Hélio Isaías divulgou um "direito de resposta" em suas redes sociais. O parlamentar do PT afirmou que "suas falas no comício não se referem a incentivo ou comemoração de atos de violência". No texto, porém, ele acusa um "apoiador da oposição", sem citar o nome de André Pessoa, de constantemente realizar voos rasantes com drones no meio dos comícios do seu grupo como tentativa de provocação.

OUTROS ASSUNTOS

| Enxurrada de pesquisas

Pesquisas pra todo gosto na reta final (Divulgação/TSE)

Se o piauiense já é bombardeado com todo tipo de pesquisa eleitoral, nesta semana vem uma verdadeira enxurrada. Serão dezenas de levantamentos de intenção de voto, dos mais variados institutos, dos mais variados contratantes e com os mais variados resultados. O "mercadão" das pesquisas eleitorais no Piauí estará a todo vapor nessa reta final. Nesse agitado mercado, vendedores e compradores buscam sempre o negócio que lhe der mais vantagem. O eleitor precisa ficar atento, afinal, é o único personagem que não sai ganhando nesse balcão de negócios.

| Sem Lula na campanha

Carente de Lula, candidato do PT usa vídeo de 2020

O candidato a prefeito de Campinas-SP, Pedro Tourinho (PT), esperava que o presidente Lula fosse pelo menos alguma vez participar da campanha dele. Lula não foi. Aliás, muitos outros petistas País afora também esperavam e foram frustrados. Contudo, Pedro Tourinho não abriu mão de ter Lula presente de alguma forma. Para isso, reutilizou uma antiga gravação de Lula, feita na eleição de 2020, quando o petista, que nem era presidente na época, pedia votos para Tourinho na campanha para prefeito. Tourinho cortou alguns trechos do vídeo antigo que não serviam mais para esse pleito e readaptou outros trechos para a campanha atual. É carência demais!

| Declaração de apoio

Ex-deputado federal Mainha (Reprodução/Instagram)

Na última sexta-feira (27), o ex-deputado federal Mainha surpreendeu ao publicar vídeo nas redes sociais em que declara apoio ao candidato Silvio Mendes (União) na eleição para prefeito de Teresina. Membro da base aliada do governador Rafael Fonteles (PT), o ex-deputado cita no vídeo que não votou em Silvio nas eleições de 2022, mas avalia que para a capital Silvio é o melhor nome. "O mais preparado para esse momento que Teresina vive é o Dr. Silvio Mendes. Não sou do partido do Dr. Silvio Mendes, não votei nele para governador, mas tenho certeza que para nossa capital a solução a ser dada é um choque de gestão. E quem sabe fazer, quem prova que sabe fazer é o Dr. Silvio Mendes", diz Mainha no vídeo.

| Da série "sem noção"

Manoel Galvão, o Maninho Atacadista (Instagram)

Depois da carreata de Dr. Hélio (MDB) "com mais de 19 mil veículos" em Parnaíba, outro número sem noção vem da pequena cidade de Coronel José Dias, na região de São Raimundo Nonato. Lá, a campanha do candidato a prefeito Maninho Atacadista (PT) divulga que uma carreata do petista realizada no fim de semana reuniu "quase mil veículos". Coronel José Dias tem apenas 4,2 mil habitantes. De acordo com o IBGE, o município tinha em 2023 uma frota de 1.169 veículos, sendo que desse total 661 eram motos.

Considerando que muitos eleitores do adversário de Maninho também possuem veículos, o número divulgado é, certamente, pra lá de exagerado. Pelos números da campanha, Coronel José Dias deveria constar entre as cidades que mais possuem veículos por habitante no Brasil. Nestas eleições, de Norte a Sul do Piauí, a turma não está disfarçando nem um pouco na hora de divulgar números, situação que vem desde as convenções. A fonte? É sempre os próprios candidatos.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas