Saúde

Insumos e medicamentos para abastecimento da saúde chegam em Teresina

Caminhões com os materiais estão chegando de diferentes regiões do Brasil, provenientes de empresas de estados como Piauí, Minas Gerais e Ceará.

06 de fevereiro de 2025 às 15:53
2 min de leitura

Nesta quinta-feira (6), as empresas fornecedoras iniciaram a entrega de materiais e medicamentos essenciais para as farmácias da rede de saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, marcando o começo do abastecimento emergencial. Essa ação é fruto da convocação realizada pela gestão municipal, com o intuito de suprir a escassez de itens básicos que comprometiam o atendimento nas unidades de saúde.

Caminhões carregados de insumos - Foto: Prefeitura de Teresina

Os caminhões com os materiais estão chegando de diferentes regiões do Brasil, provenientes de empresas de estados como Piauí, Minas Gerais, Ceará, Paraná, entre outros. No total, foram selecionadas 103 empresas: 44 fornecedoras de medicamentos, 11 de insumos odontológicos, 42 de materiais hospitalares e 6 de insumos laboratoriais.

O presidente da FMS, Charles Silveira, comentou sobre o atual cenário da saúde e os esforços constantes para garantir o abastecimento. “A cada dia, damos um passo a mais para garantir o básico em nossa rede de saúde. Temos trabalhado incansavelmente para isso. Quero também registrar o esforço do setor de licitação, das farmácias e da comissão criada, que trabalharam nos três turnos para concluir esse processo. Eles agiram de maneira fantástica”, afirmou.

A medida foi viabilizada pelo Decreto Municipal nº 25.565, que declarou situação de emergência na saúde, permitindo contratações emergenciais e a aquisição administrativa de medicamentos, insumos odontológicos, insumos laboratoriais e materiais hospitalares.

O abastecimento atenderá o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), 92 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 10 hospitais, 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), 4 maternidades, 7 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 2 Centros de Especialidade Odontológica (CEO) e o Laboratório Raul Bacelar.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas