“Todos os aprovados serão convocados”, diz Ismael Silva, após comentário em postagem do Lupa 1
Afirmação foi feita em nota enviada ao Lupa 1, após comentário sobre suposto desvio de função na Semec
Um comentário feito pela internauta Karliane Martins numa publicação do portal Lupa1 no Instagram reacendeu um debate importante sobre a convocação de aprovados no concurso público da Prefeitura de Teresina para os cargos de pedagogo e psicopedagogo.
Segundo o comentário, há escolas da rede municipal de Teresina operando sem pedagogos e até casos de servidores exercendo funções distintas das que foram contratados para exercer, o que configuraria desvio de função.
Procurado pelo Lupa 1 para comentar a situação levantada pela internauta, o secretário municipal de Educação, Ismael Silva, confirmou a existência de três concursos vigentes na área da educação: magistério, pedagogo/psicopedagogo e área administrativa.
Ainda em sua resposta, o secretário informou os seguintes números de convocação nos certames em vigência:
- Pedagogia/Psicopedagogia: 30 pedagogos e 10 psicopedagogos convocados no fim de 2024. Em 2025, mais 6 pedagogos e 1 psicopedagogo foram chamados, substituindo nomes que não assumiram.
- Magistério: 344 convocações somente em 2025.
- Área Administrativa: Mais de 400 convocados em 2025.
Ismael Silva também destacou que a situação financeira do município impede convocações em maior escala no momento, mas garantiu que todos os aprovados serão chamados dentro do prazo de validade do concurso. Silva ainda sinalizou que há possibilidade de convocação, inclusive, de parte dos candidatos do cadastro de reserva, especialmente no magistério e em outras áreas.
Sobre o suposto desvio de função, o secretário disse desconhecer qualquer ocorrência desse tipo.