Geral

Rafael Fonteles anuncia ações emergenciais contra efeitos da seca em 129 municípios

Uma das principais medidas, segundo a secretária Regina Sousa, é o pagamento de um auxílio alimentação, em parcela única de R$ 400.

08 de maio de 2025 às 22:24
2 min de leitura

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou nesta quinta-feira (8) um pacote de medidas emergenciais para combater os efeitos da estiagem antecipada que atinge 129 municípios do estado. As ações envolvem o pagamento de auxílio alimentação, intensificação da Operação Carro-Pipa e construção de cisternas.

Rafael Fonteles e Regina Sousa - Foto: ASCOM

O anúncio foi feito após reunião no Palácio de Karnak com os secretários Nerinho (Defesa Civil), Regina Sousa (Assistência Social e Cidadania), Washington Bonfim (Planejamento), e com o presidente da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM), Admaelton Bezerra.

Uma das principais medidas, segundo a secretária Regina Sousa, é o pagamento de um auxílio alimentação, em parcela única de R$ 400, para famílias em situação de vulnerabilidade social. O benefício será executado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), com indicação das famílias feita diretamente pelas prefeituras.

“O pagamento cai diretamente na conta da família, conforme as prefeituras forem repassando os nomes”, explicou a secretária Regina Sousa.

Além disso, o governador destacou o início da Operação Carro-Pipa e a construção de sete mil cisternas para garantir o abastecimento de água nas comunidades mais afetadas. Fonteles também alertou os prefeitos sobre a importância do preenchimento da plataforma S2ID, ferramenta do governo federal que viabiliza o repasse de recursos para ações emergenciais.

“Estamos destinando recursos do tesouro estadual, da Águas do Piauí, e esperamos também a liberação de verbas federais, mas muitos municípios ainda não preencheram a plataforma. É fundamental que o façam para garantir o acesso aos recursos”, reforçou o governador.

O presidente da APPM, Admaelton Bezerra, também fez um apelo aos gestores municipais. “O governo estadual está fazendo sua parte. Agora é essencial que os prefeitos alimentem o sistema federal para que esses recursos também cheguem”, disse.

As medidas buscam mitigar os impactos da chamada “seca verde” — uma estiagem atípica que, apesar da vegetação ainda aparentar normalidade, afeta drasticamente as fontes de água e a produção agrícola.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas