Fundação Municipal de Saúde abre campanha de combate à dengue em Teresina
Primeira ação acontece nesta terça-feira (23), das 8h às 10h, no Mercado do Parque Piauí, localizado na zona sul da capital.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina deu início a uma importante campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela urbana e febre mayaro. A primeira ação acontece nesta terça-feira (23), das 8h às 10h, no Mercado do Parque Piauí, localizado na zona sul da capital.
O evento será marcado por uma abordagem lúdica e informativa. Um agente de combate às endemias estará caracterizado como o mosquito Aedes aegypti para chamar a atenção da população e oferecer dicas práticas para evitar criadouros do vetor.
Além disso, a equipe do Núcleo de Educação em Saúde da FMS exibirá recipientes demonstrativos com o ciclo biológico do mosquito, distribuirá pastas educativas e conversará diretamente com a comunidade sobre medidas preventivas.
Como parte da mobilização, agentes de combate às endemias farão visitas domiciliares na região próxima ao mercado, com foco na identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito. De acordo com o presidente da FMS, Charles Silveira, cerca de 80% dos focos estão dentro das residências, o que reforça a importância da participação ativa da população.
“Neste período chuvoso, é necessária uma força-tarefa de todos para evitar o aumento dos casos dessas doenças. Nossas equipes visitarão os domicílios, mas vamos intensificar o trabalho educativo e preventivo. Pedimos que as pessoas reservem ao menos 10 minutos, uma vez por semana, para inspecionar seus quintais e evitar água parada”, afirmou Silveira.
A ação também incluirá a distribuição de materiais sobre a Hanseníase, em alusão à Campanha Janeiro Roxo, com a presença de integrantes do Movimento de Reintegração das Pessoas com Hanseníase.