Saúde

​FMS realiza monitoramento diário da situação da Influenza Aviária em Teresina

Todo o Piauí está sob alerta zoosanitário para prevenção da doença.

06 de novembro de 2024 às 19:08
1 min de leitura

Em meio a situação de emergência zoossanitária por Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP), em todo o estado do Piauí, a A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) de Teresina está realizando um monitoramento diário da situação no município, com equipes de plantões até nos finais de semana para atender possíveis ocorrências da doença.

Galinha caipira - Reprodução/UFPI

A Diretoria alerta que a Influenza Aviária é uma doença viral, altamente contagiosa e que afeta principalmente várias espécies de aves (galinhas, perus, codornas, patos, gansos etc.),. Ocasionalmente, mamíferos como os animais domésticos e seres humanos também podem ser acometidos. A principal forma de disseminação da doença no mundo é o padrão migratório das aves aquáticas e eventuais interações com aves domésticas.

A principal via de transmissão Influenza Aviária para aves ocorre pelo contato com outras aves infectadas, por meio dos seus fluidos ou excretas, ou indiretamente, pelo contato com objetos e superfícies contaminadas. Além disso, a transmissão pode ocorrer por ingestão de material infeccioso.

Em situações em que forem encontradas aves silvestres, sinantrópicas ou grupos de aves com sinais neurológicos ou respiratórios, recomenda-se comunicação imediata à
Gerência de Zoonoses da FMS (GEZOON), é importante não manusear essas aves e nem alimentá-las .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas