Saúde

FMS culpa Governo Lula por falta de vacinas contra a catapora na capital

Segundo a fundação, é responsabilidade do Ministério da Saúde comprar e realizar a distribuição dos imunizantes.

24 de outubro de 2023 às 08:46
1 min de leitura

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que Teresina está com falta de vacina contra Varicela, que combate a catapora, e baixo estoque de outros imunizantes. Conforme o comunicado da Fundação, o problema está sendo porque o Ministério da Saúde não possui as vacinas em estoque.

Vacinação - Foto:Divulgação/Ministério da Saúde

De acordo com a Coordenação de Vacinação de Teresina, as vacinas do HPV e contra Difteria e Tétano também estão com um estoque baixo, e as doses disponíveis já foram distribuídas para os postos. A Secretária de estado da Saúde (Sesapi) também informou que não há estoque dos imunizantes no Piauí.

A FMS informou que a responsabilidade da compra de vacinas é do governo Federal, através do ministério da Saúde, que realiza a distribuição para as secretarias estaduais entregaram os municípios, que são os responsáveis pela aplicação.

A vacina contra a varicela (Catapora), é aplicada em duas doses, a primeira a partir do 15º mês de vida. A vacinação tem o objetivo de evitar a propagação da doença, que é mais perigosa quando atinge adultos.

Confira o comunicado divulgada pela FMS

Falta de vacinas contra a catapora em Teresina - Foto: Divulgação/ FMS
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas