FMS convoca empresas para propostas de abastecimento emergencial da saúde pública
Propostas devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail [email protected] no prazo de dois dias úteis.
A rede de saúde administrada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina enfrenta uma crise marcada pelo desabastecimento de itens básicos essenciais, o que levou a gestão municipal a adotar medidas emergenciais. Para contornar a situação, a Prefeitura de Teresina convocou empresas fornecedoras a apresentarem propostas de fornecimento imediato de medicamentos e materiais médico-hospitalares, a fim de abastecer a rede de saúde por um período de 60 dias.

ReAs propostas devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail [email protected] no prazo de dois dias úteis a partir da publicação do aviso no Diário Oficial do Município, feita nesta quinta-feira (16). O envio será encerrado impreterivelmente às 18 horas do segundo dia útil. Uma comissão especial foi criada para avaliar as propostas, buscando eficiência e celeridade no processo.
Decreto de emergência e medidas legais
A situação de emergência foi oficializada pelo Decreto Municipal nº 25.565, permitindo contratações emergenciais e a requisição administrativa de bens e serviços. O presidente da FMS, Charles Silveira, destacou que o objetivo é garantir o abastecimento imediato das unidades de saúde, incluindo hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), maternidades, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Especialidade Odontológica (CEO) e o Laboratório Raul Bacelar.
“Queremos a continuidade dos serviços essenciais à população e precisamos da colaboração das empresas para restabelecer o pleno funcionamento do nosso sistema de saúde”, afirmou Silveira.
A situação afeta diretamente 92 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), 10 Hospitais, 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), 4 Maternidades, 7 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s), 2 Centros de Especialidade Odontológica (CEO’s) e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), além do Laboratório Raul Bacelar.