Saúde

COE orienta grupos prioritários a buscarem a vacina contra a Covid-19

Convocatória é em virtude de que a maioria dos óbitos deste ano foi registrada nesse público.

10 de janeiro de 2024 às 14:14
2 min de leitura

O Comitê de Operações Emergenciais (COE), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), emitiu nesta quarta-feira (10) uma orientação para que os grupos prioritários procurem os postos de saúde para tomarem a vacina contra a Covid-19.

Vacinação - Foto: Divulgação/ Ministério da Saúde

A convocatória é em virtude de que a maioria dos óbitos deste ano foi registrada nesse público. Em janeiro já foram notificadas duas mortes. Em todo o ano de 2023 foram registrados 76 óbitos, sendo oito, apenas, em dezembro.

“A maioria desses óbitos são de pessoas com mais de 60 anos e com alguma comorbidade. Por isso essa orientação de quem estiver com a vacina em atraso que procure um posto de saúde”, afirma Cristiane Moura Fé, diretora de vigilância e atenção à saúde da Sesapi.

De acordo com o novo calendário adotado pelo Ministério da Saúde, fazem parte dos grupos prioritários, indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Para esta população o intervalo entre as doses da vacina deve ser de seis meses.

Para os demais públicos, o intervalo será anual: pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas