Curiosidades

Nordeste brasileiro foi atacado pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial?

Esse triste capítulo histórico deve ser lembrado para honrar as vítimas e reafirmar o compromisso de nunca esquecer os horrores da guerra.

23 de agosto de 2023 às 18:24
1 min de leitura

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Nordeste brasileiro foi cenário de um terrível episódio. Entre 15 e 19 de agosto de 1942, o submarino alemão U-507, sob Harro Schacht, lançou ataques brutais contra navios mercantes brasileiros, resultando em destruição e morte.

Segunda Guerra Mundial - Foto: Pixabay

Em apenas três dias, sete navios foram afundados pelos torpedos alemães, espalhando horror pelo litoral nordestino. O Baependi e o Araraquara foram atingidos, causando centenas de mortes. Outros navios também foram alvo, totalizando 607 vítimas.

Esses ataques marcaram a entrada do Brasil na guerra, gerando indignação nacional. A população se uniu contra o nazifascismo, e o país se aliou aos Aliados. A postura neutra cedeu lugar à determinação de combater o Eixo.

O U-507, responsável pela tragédia, foi destruído em 1943, marcando o fim de sua ameaça. Os destroços repousam no fundo do oceano Atlântico, lembrando as vítimas e a coragem.

Esse triste capítulo histórico deve ser lembrado para honrar as vítimas e reafirmar o compromisso de nunca esquecer os horrores da guerra.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas