Geral

Confira seis roteiros para visitar no Piauí neste mês de julho

De norte a sul, o Piauí revela destinos que unem natureza e história para todos os turistas.

07 de julho de 2025 às 13:58
5 min de leitura

Julho traz o clima perfeito para viajar e aproveitar os dias de folga em família, com amigos ou até mesmo sozinho. Para os turistas que desejam conhecer lugares incríveis no Nordeste, o Piauí reserva uma diversidade de atrativos que vão do litoral encantador ao sertão cheio de histórias.

Confira destinos piauienses para conhecer durante as férias, com experiências que combinam aventura, cultura, descanso e natureza.

Litoral

Começando pelo litoral, a Praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, é o destino ideal para quem busca sol, mar e tranquilidade. Com águas mornas, bons ventos e um pôr do sol inesquecível, o local é famoso pela prática do kitesurf e pelo clima rústico-chique. Restaurantes com cardápio à base de frutos do mar e pousadas aconchegantes tornam a vila um refúgio perfeito para recarregar as energias.

Kitesurfe em Cajueiro da Praia. Foto: Thiago Amaral
Piracuruca

Para quem prefere o contato com a natureza e trilhas refrescantes, o Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, é uma excelente opção. O local abriga formações rochosas curiosas, pinturas rupestres, mirantes e cachoeiras que encantam visitantes de todas as idades. O Parque funciona todos os dias, das 7h às 17h, e temos recebido cada vez mais turistas.

Parque Nacional de Sete Cidades. Foto: Thiago Amaral
São Raimundo Nonato

Já o Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, proporciona uma verdadeira imersão na história da humanidade, com sítios arqueológicos reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Neste mês de julho, a região recebe um fluxo maior de turistas devido ao renomado Festival Ópera da Serra da Capivara, que acontece de 17 a 27. Além dos espetáculos, o festival também promove o “Ópera na Cidade”, na Praça do Abrigo, com atrações artísticas regionais, oficinas, feirinha de artesanato e gastronomia local.

Parque Nacional Serra da Capivara. Foto: Thiago Amaral
Pedro II

Em Pedro II, além do clima ameno e da arquitetura charmosa, o visitante encontra a cachoeira perene do Urubu Rei, trilhas ecológicas e paisagens de contemplação. A cidade também se destaca pelo artesanato, com peças à venda no Mercado do Artesão e em lojinhas de opala.

Cachoeira do Urubu Rei em Pedro II. Foto: Thiago Amaral

“Temos ótimas opções para relaxar, comer bem e se hospedar com conforto e acolhimento. As joias de opala são únicas no Brasil, e o artesanato encanta. O visitante pode, inclusive, conversar com os próprios artesãos e conhecer de perto suas histórias”, reforça o gerente de Turismo do município, Ramon Marques.

Teresina

Já para quem prefere enriquecer a bagagem cultural, a dica é visitar o Museu do Piauí, Casa de Odilon Nunes, localizado no centro de Teresina. O local funciona de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Museu do Piauí. Foto: Júnior Lucena
O museu abriga exposições sobre a história e a cultura afro-brasileira, com destaque para o espaço dedicado à memória de Júlio Romão da Silva, importante escritor piauiense e membro da Academia Piauiense de Letras.

Amarante

A cerca de 160 quilômetros de Teresina, o município de Amarante também tem muita história para contar. Nascida às margens do rio Parnaíba, no século XVIII, é a terra natal de importantes políticos e literatos, entre eles o poeta e simbolista Antônio Francisco da Costa e Silva.

Município de Amarante. Foto: Thiago Amaral
A cidade também conta com inúmeros museus com acervos variados, centro histórico, um mirante e a Escadaria Da Costa e Silva, de onde é possível ter uma visão panorâmica de boa parte da cidade, além da famosa Fábrica de Cachaça Lira e do Ecoparque.

O gestor da pasta do Turismo no Estado, Daniel Oliveira, frisa que o Piauí tem grande potencial para agradar todos os perfis de viajantes.

“Nosso estado é diverso, acolhedor e surpreendente. Temos investido em qualificação e promoção para tornar o Piauí um destino cada vez mais desejado em todas as épocas do ano. Mas julho é, sem dúvida, o convite ideal para vivenciar essa riqueza de experiências”, pontua o secretário.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas