Curiosidades

Colírio inovador faz adolescente cego voltar a enxergar; conheça

O tratamento tem se mostrado eficaz, e o adolescente tem apresentado melhorias constantes em sua visão.

01 de agosto de 2023 às 17:49
1 min de leitura

Pesquisadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, desenvolveram um colírio experimental chamado Vyjuvek, que possibilitou a recuperação da visão de um adolescente com uma condição genética rara chamada epidermólise bolhosa distrófica. Essa doença impede a produção de um tipo específico de colágeno, tornando a pele altamente sensível e propensa a formar bolhas e feridas.

Colírio - Foto: Pixabay

O colírio Vyjuvek contém um vírus da herpes inativado que fornece cópias funcionais de um gene essencial para a produção de colágeno 7, que é fundamental para a união da córnea e da pele.

O adolescente cubano, Antonio Vento Carvajal, foi submetido a uma cirurgia para retirar tecido cicatricial do olho direito e, em seguida, começou a usar o colírio juntamente com o gel tópico em sua pele.

O tratamento tem se mostrado eficaz, e o adolescente tem apresentado melhorias constantes em sua visão. As cicatrizes não retornaram, e ele recuperou a visão do olho direito com uma acuidade visual quase perfeita.

Em seguida, os mesmos procedimentos foram feitos no olho esquerdo, com resultados semelhantes. Embora ainda não tenha recuperado totalmente a visão, Antonio agora consegue andar sozinho e jogar videogame com os amigos, graças aos avanços proporcionados pelo tratamento.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas