Política

​TSE cassa mandato do deputado Deltan Dallagnol

Decisão leva a perda do mandato de forma imediata.

16 de maio de 2023 às 22:20
2 min de leitura

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade nesta terça-feira (16) cassar o mandato do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR). A decisão leva a perda de mandato forma imediata.

Deltan DallagnolAgência Brasil/Reprodução

O relator da corte, ministro Benedito Gonçalves, disse que o deputado cometeu irregularidades ao se demitir do Ministério Público Federal, quando ocupava o cargo de Procurador da República, enquanto ainda respondia por processos administrativos internos.

“O recorrido [Deltan Dallagnol] agiu para fraudar a lei, uma vez que praticou, de forma capiciosa e deliberada, uma série de atos para obstar processos administrativos disciplinares contra si e, portanto, elidir a inelegibilidade. Dito de outro modo, o candidato, para impedir aplicação da Lei da Ficha Limpa, antecipou sua exoneração em fraude à lei", disse o promotor.

O ex-coordenador da força tarefa da Lava Jato em Curitiba foi eleito o deputado mais votado do Paraná em 2022, com 344.917 votos. Com a decisão do TSE, os votos que ele recebeu vão para a legenda.

Dallagnol ainda poderá recorrer da decisão nas próximas eleições. Em nota, ele se mostrou indignado e disse que a medida do tribunal trata-se de uma “vingança” contra os que combatem a corrupção.

"Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção. Mas nenhum obstáculo vai me impedir de continuar a lutar pelo meu propósito de vida de servir a Deus e ao povo brasileiro", declarou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas