Política

Sílvio Mendes irá ao TCE na segunda discutir dívida bilionária em Teresina

Sílvio também informou que, na próxima semana, irá comunicar outros órgãos de controle, como a Câmara Municipal e o Ministério Público Federal (MPF).

16 de maio de 2025 às 12:58
2 min de leitura

O prefeito de Teresina Sílvio Mendes confirmou nesta sexta-feira (16) que irá se reunir com os os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), para tratar sobre a dívida bilionária na Prefeitura de Teresina, que ultrapassa mais de R$ 3 bilhões. A visita será realizada na próxima segunda-feira (19), às 8h e contará com a participação de Kennedy Barros, presidente da Corte de Contas.

Prefeito de Teresina, Silvio Mendes - Foto: Lupa1

O prefeito deve expor a situação financeira do município aos conselheiros e ouvir sugestões de medidas a serem adotadas. Sílvio também informou que, na próxima semana, irá comunicar outros órgãos de controle, como a Câmara Municipal e o Ministério Público Federal (MPF), devido à presença de recursos federais na Prefeitura de Teresina.

Desde que divulgou o "colapso financeiro" nas contas públicas da capital, o prefeito evita falar em responsabilização e defendeu que isso é competência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que deverá analisar os 3.570 processos enviados pela Prefeitura com contratos para serem revisados.

Enquanto não é encontrada uma solução para o déficit nas contas da Prefeitura, uma Comissão Especial instituída pelo prefeito já catalogou algumas das medidas que podem ser tomadas a curto prazo para conter as despesas, entre elas, suspender as nomeações.

De acordo com o prefeito, as novas medidas de contenção devem resultar em uma redução de gastos na capital de cerca de R$ 20 milhões por mês.

"Nós tomamos uma medida no início de janeiro que se mostraram insuficientes, bem pequenas, tímidas. Dessas de ontem, nós acrescentamos uma economia de 20 milhões/mês. É ruim, é doloroso. Com certeza, a gente fez alguma injustiça na gestão de pessoas que sempre estiveram conosco, que sempre participaram da gestão", afirmou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas