Senador Marcelo Castro anuncia três propostas para acabar com a reeleição
Relator da Reforma do Código Eleitoral defende um mandato de 5 anos para presidente da República, governadores e prefeitos.
O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator da Reforma do Código Eleitoral no Senado, anunciou nesta quinta-feira (29/02) três propostas de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com a reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República.
O presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já deu sinais positivos em relação ao fim da reeleição, mas a proposta ainda apresenta algumas divergências.
Nesta quinta-feira (29), as lideranças do Senado se reuniram para discutir as propostas. A que tiver maioria dos apoios deve ser protocolada para tramitação na casa.
Em entrevista coletiva, Marcelo Castro falou sobre os detalhes das propostas, que tem como pontos em comum o fim da reeleição para o executivo federal, estadual e municipal e a criação de um mandato de cinco anos, para cargos eletivos, exceto para os senadores, que devem ter mandatos de 10 anos.
"É um malefício a reeleição para cargos executivos no Brasil. Estamos propondo uma PEC, pondo fim à reeleição e estendendo o mandato para cinco anos, porque a maioria [dos senadores] entende que, sem a reeleição, um mandato de quatro anos ficaria muito exíguo para um prefeito, governador ou presidente da República executar seus projetos" disse Castro.