Política

​Senador Marcelo Castro anuncia três propostas para acabar com a reeleição

Relator da Reforma do Código Eleitoral defende um mandato de 5 anos para presidente da República, governadores e prefeitos.

29 de fevereiro de 2024 às 15:42
1 min de leitura

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator da Reforma do Código Eleitoral no Senado, anunciou nesta quinta-feira (29/02) três propostas de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com a reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República.

Senador Marcelo CastroÉrica Pessoa/Lupa1

O presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já deu sinais positivos em relação ao fim da reeleição, mas a proposta ainda apresenta algumas divergências.

Nesta quinta-feira (29), as lideranças do Senado se reuniram para discutir as propostas. A que tiver maioria dos apoios deve ser protocolada para tramitação na casa.

Em entrevista coletiva, Marcelo Castro falou sobre os detalhes das propostas, que tem como pontos em comum o fim da reeleição para o executivo federal, estadual e municipal e a criação de um mandato de cinco anos, para cargos eletivos, exceto para os senadores, que devem ter mandatos de 10 anos.

"É um malefício a reeleição para cargos executivos no Brasil. Estamos propondo uma PEC, pondo fim à reeleição e estendendo o mandato para cinco anos, porque a maioria [dos senadores] entende que, sem a reeleição, um mandato de quatro anos ficaria muito exíguo para um prefeito, governador ou presidente da República executar seus projetos" disse Castro.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas