Política

Júlio Arcoverde quer EXPOSOJA no Calendário Nacional de Eventos

O parlamentar destacou o protagonismo do agro piauiense.

08 de maio de 2025 às 16:04
2 min de leitura

O deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI) protocolou um Projeto de Lei para incluir a EXPOSOJA, maior feira do agronegócio do Piauí, no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo. A proposta reconhece a importância do evento para a economia do estado e busca dar mais visibilidade à feira, que já é referência em toda a região do MATOPIBA.

Júlio Arcoverde quer EXPOSOJA no Calendário Nacional de Eventos - Foto: Divulgação

Realizada anualmente no Distrito Nova Santa Rosa, em Uruçuí, a EXPOSOJA chega à sua 16ª edição reunindo produtores, técnicos, expositores e representantes de instituições públicas e privadas. O que começou como uma confraternização para celebrar uma boa safra de soja, em 2008, se transformou em um dos principais encontros do agro do Brasil.

“A EXPOSOJA nasceu do esforço de famílias que saíram do Sul do Brasil e apostaram num pedaço do Piauí pouco explorado. Enfrentaram muitos desafios, mas acreditaram no potencial da nossa terra. Hoje, transformaram a região num dos maiores polos agrícolas do país”, destacou o deputado.

Apesar da força do setor e do crescimento constante da produção, Júlio Arcoverde chama atenção para entraves que ainda dificultam o avanço do agro e de outros segmentos econômicos no estado.

“A infraestrutura continua sendo um dos maiores desafios. Falta qualidade nas rodovias, na energia e na logística como um todo. Isso acaba afastando investimentos que poderiam gerar emprego e renda em várias regiões do nosso estado. O produtor tem feito a sua parte, mas é preciso que o Estado também entregue o mínimo para que o potencial do nosso estado seja destravado”, afirmou o deputado.

Para Júlio Arcoverde, incluir a EXPOSOJA no calendário nacional é uma forma de reconhecer o esforço de quem acreditou no Piauí e fez a região crescer com trabalho e dedicação. “A feira já é uma realidade que movimenta a economia e mostra a força do nosso agro. Nada mais justo do que dar a ela o reconhecimento oficial", afirmou o deputado.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas