Política

Onyx Lorenzoni lança programa de emprego voluntário na APPM

Conforme Onyx, as prefeituras vão custear as bolsas para os jovens e o Sistema S ficará responsável pela qualificação.

24 de fevereiro de 2022 às 12:28
2 min de leitura

Na manhã desta quinta-feira (24) o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, lançou o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário para os prefeitos do Piauí. O evento aconteceu na sede da APPM. Dentre as autoridades que participaram da solenidade estavam o senador Elmano Férrer (Progressistas), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) e o presidente da APPM, Paulo César (Progressistas).

Onyx Lorenzoni (Foto: Júnior Santos/Lupa1)

O ministro destacou que o programa tem como objetivo formalizar os jovens que estão atuando informalmente no mercado de trabalho. O programa será uma parceria entre o Governo Federal e as prefeituras. Conforme Onyx, as prefeituras vão custear as bolsas para os jovens e o Sistema S ficará responsável pela qualificação.

“As prefeituras, através de seus orçamentos, vão custear as bolsas, mas os cursos de qualificação pelo Sistema S e Sebrae serão feitos após um acordo entre o ministério e o Sistema S, gratuitamente, não haverá nenhum custo para as prefeituras”, disse o ministro.

Além dos jovens, o presidente da APPM, Paulo César, também ressaltou que o projeto também vai abraçar os cidadãos com mais de 50 anos que estão há mais de 2 anos fora do mercado de trabalho.

“Vai ajudar e muito porque desburocratiza. Isso vai possibilitar essa reinserção e os municípios vão ter oportunidade de ajudar sua população, principalmente os jovens e os com mais de 50 anos que estão fora do mercado de trabalho há mais de dois anos”, afirmou Paulo César.

Deverá ser aperfeiçoado

O senador Elmano Férrer destacou a importância do programa e afimou que ele ainda deverá passar por um aperfeiçoamento quando for votado pelo Congresso Nacional.

“É um programa importante porque cria uma oportunidade para o jovem de 18 a 29 anos ter uma ocupação no próprio município e oportunidade de se qualificar. Uma carga horária de 4 horas por dia e a tarde fazer um curso pela internet para se profissionalizar. Creio que no Congresso e no Senado ele seja aperfeiçoado, principalmente no ponto sobre o financiamento do programa”, declarou Elmano.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas