Governador vai à Bruxelas lançar usina de produção de hidrogênio verde no Piauí
Rafael Fonteles também explicou o que é e como é produzido o tão falado combustível.
Logo após retornar de sua viagem à Ásia, o governador Rafael Fonteles (PT) anunciou nesta segunda-feira (06) sua sexta viagem internacional do ano, para Bruxelas, capital da Bélgica, no próximo dia 20 de novembro. O governador irá participar da Feira Internacional de Hidrogênio Verde.
Rafael Fonteles na Bélgica vai apresentar para investidores e instituições financeiras internacionais o projeto de construção da usina para produção de hidrogênio verde, a primeira do Piauí. Usina será construída na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.
“Não posso dizer se será o primeiro, porque demora por conta do licenciamento e da regulação federal. Mas é muito provável que seja o maior projeto de hidrogênio verde das Américas”, disse.
Afinal, o que é hidrogênio verde?
Em resumo, o hidrogênio verde é um combustível de baixo carbono alternativo aos derivados fósseis. O hidrogênio verde é formado a partir de energia limpa. O governador ressaltou que o Piauí tem alto potencial de produção de energia limpa - como sol e vento e, portanto, de hidrogênio verde.
“O hidrogênio verde é produzido a partir da eletrólise da água. É a eletricidade passando na água que gera hidrogênio e oxigênio. Mas no processo é preciso usar uma energia de origem limpa”, explicou Rafael.