Dudu critica federação e acusa Teresa Britto de boicotar o PT em 2024
Vereador afirma que federação não fortalece partidos e trouxe problemas no Piauí.
O vereador Dudu criticou a formação das federações partidárias no Brasil, afirmando que essa estratégia não fortalece os partidos e que, no Piauí, trouxe mais problemas do que benefícios. Segundo ele, a aliança não consolidou legendas como PV e PCdoB, resultando em dificuldades internas.
"Eu não vi a federação, que, para mim, se fosse depender da minha opinião, não teríamos. Na minha opinião, não fortalece o partido, e a federação provou isso. Vou dar um exemplo aqui no Piauí: o PV não se fortaleceu, o PCdoB não se fortaleceu. Aqui, tivemos foi problema", declarou o parlamentar.
Dudu também acusou diretamente a deputada estadual Teresa Britto, presidente do PV no Piauí, de prejudicar a candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT) na disputa pela Prefeitura de Teresina em 2024. Ele afirmou que Britto boicotou a candidatura petista, o que teria dificultado o fortalecimento da base no estado.
"O presidente do PV no Piauí boicotou a nossa candidatura, inclusive para prefeito, e eu não vi esses segmentos fortalecerem", disse.
Para o vereador, o caminho para fortalecer os partidos não passa pela federação, mas pela construção de uma identidade própria, com propostas claras para a população. "O que fortalece o partido é ele mostrar para o povo o que defende em termos de ideologia e proposta administrativa", acrescentou.
Dudu ainda classificou a federação como um "grande arremedo" da minirreforma política e uma "casca de banana" que, em sua visão, não trouxe ganhos reais para nenhuma legenda.