Política

Dr. Wagner após decisão do STJ: “Estou de volta e não devo nada”

Prefeito de Uruçuí estava afastado do cargo desde 27 de março após ser alvo da Operação Cerrados, que investigou desviou de recursos públicos.

07 de junho de 2023 às 19:45
5 min de leitura

Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinar, nesta quarta-feira (7), o retorno imediato do prefeito afastado de Uruçuí, Dr. Wagner Coelho (PP), à gestão do município, os aliados do gestor comemoraram a decisão, proferida pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca.

Prefeito de Uruçuí Dr. Wagner.Foto: Reprodução/Facebook

Em vídeos divulgados nas redes sociais, os aliados do prefeito soltaram fogos de artifício e gritavam que "o Dr. voltou". Em outra gravação, o prefeito aparece ao lado de um amigo e diz que "está de volta" e que a "justiça foi feita".

O gestor estava afastado do cargo desde 27 de março por determinação da Justiça após ele ser um dos alvos daOperação Cerrados, que investigou desvio de recursos em contratos para limpeza.

Confira o vídeo:


Decisão do STF

De acordo com o Ministério Público, a investigação apresentou fortes indícios de atuação de uma organização criminosa especialista em desviar recursos públicos, por meio de parentes e familiares para o prefeito. Segundo a denúncia o grupo fraudava licitações favorecendo a empresa Ambientar Contruções e Servições de Obras.

Para o pedido de habeas corpus do prefeito a defesa alega os fatos apresentados ocorrem entre 2017 e 2019, que seriam anteriores ao mandato vigente. Sendo assim, a justiça entendeu que o afastamento do gestor configura uma cassação indireta devido ao tempo restante do seu mandato.

Dr. Wagner recebia dinheiro de esquema criminoso em conta pessoal, diz MP

Em decisão do último dia 01 de fevereiro, o desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, atendeu ao pedido formulado pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e autorizou o afastamento do prefeito de Uruçuí, Francisco Wagner Pires Coelho, pelo prazo de 180 dias.

Prefeito de Uruçuí Dr. Wagner.Foto: Reprodução/Facebook

Dr. Wagner Coelho, que responde a pelo menos, 13 ações por improbidade administrativa só na Justiça Estadual, e o seu filho Elano Martins Coelho, foram apontados como líderes de organização criminosa que pode ter desviado milhões de reais dos cofres do município de Uruçuí.

Além de Dr. Wagner Coelho e Elano Martins, outras pessoas ligadas ao prefeito (laranjas), como familiares e funcionários da prefeitura, e ainda os sócios da empresa Ambientar Construções e Serviços de Obras Eireli, figuram como membros do grupo criminoso, de acordo investigações do GAECO.

Operação Cerrados

Em 20 de março deste ano, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) deflagrou a “Operação Cerrados”, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com as Polícias Civil e Militar (PM-PI), além do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

Operação Cerrados.Foto: Ascom/MPT-PI

Um dos alvos da operação foi o prefeito de Uruçuí, médico aposentado Francisco Wagner Pires Coelho, Dr. Wagner, além de construtoras e pessoas ligadas ao gestor, como familiares. Entre outros alvos estão políticos, servidores públicos, empresas com atuação no município e seus sócios-proprietários.

Dr. Wagner é investigado pela suspeita de contratação de empresas de fachada, com o desvio de recursos públicos do município de Uruçuí e outros crimes contra a administração pública, cometidos por meio de contratos firmados entre essas empresas.

O gestor é pai da primeira-dama do município de Balsas, Viviane Martins Coelho, deputada estadual pelo PDT do Maranhão, e esposa do prefeito Erik Costa. A casa do irmão de Viviane, o ex-prefeito de Novas Colinas - MA, Elano Coelho, também foi vistoriada pela polícia durante a operação.

Viviane Martins Coelho e Dr. WagnerReprodução

Elano Coelho, quando prefeito no ano de 2016, foi preso por equipes da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), por suspeitas de desvios de verbas públicas no município. Ele é Secretário de Finanças em Uruçuí.

Matérias relacionadas:

Câmara de Uruçuí arquiva processo de impeachment contra prefeito Dr. Wagner

“Eu dei foi um soco mesmo”, diz filho do prefeito afastado de Uruçuí sobre agressão contra madrasta

Afastado do cargo, Wagner Coelho representa Uruçuí em evento para prefeitos em Brasília

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas