Política

Câmara de Uruçuí arquiva processo de impeachment contra prefeito Dr. Wagner

Francisco Wagner Pires Coelho foi alvo da Operação Cerrados, realizada em março deste ano pelo GAECO.

17 de maio de 2023 às 10:45
3 min de leitura

Nesta segunda-feira (15) a Câmara Municipal de Uruçuí votou pelo arquivamento do impeachment do prefeito afastado Francisco Wagner Pires Coelho, também conhecido como 'Dr. Wagner', que foi alvo da Operação Cerrados realizada em março deste ano pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).

Prefeito de Uruçuí Dr. Wagner.
Foto: Reprodução/Facebook

O resultado da votação foi de seis votos contra o impeachment e cinco a favor, apuração que arquivou o pedido feito pelo legislativo. Apesar do arquivamento, o prefeito continua afastado em decorrência de decisão do desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Piauí, que acatou o pedido do Ministério Público do Estado do Piauí.

A decisão determinou o afastamento de Dr. Wagner por um período de 180 dias, após a abertura de uma investigação criminal para apurar possíveis desvios de dinheiro durante sua gestão.

Operação Cerrados

No dia 20 de março, o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) deflagrou a “Operação Cerrados”, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar (PM-PI), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e Ministério Público do Estado do Maranhão.

Prefeito de Uruçuí Dr. Wagner.
Foto: Reprodução/Facebook

Um dos alvos da operação foi o prefeito de Uruçuí, médico aposentado Dr. Wagner, além de construtoras e pessoas ligadas ao gestor, como familiares. Entre outros alvos estão políticos, servidores públicos, empresas com atuação no município e seus sócios-proprietários.

Dr. Wagner é investigado pela suspeita de contratação de empresas de fachada, com o desvio de recursos públicos do município de Uruçuí e outros crimes contra a administração pública, cometidos por meio de contratos firmados entre essas empresas.

Dinheiro de esquema criminoso em conta pessoal

Em decisão do último dia 01 de fevereiro, o desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, atendeu ao pedido formulado pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e autorizou a retirada do prefeito de Uruçuí, Francisco Wagner Pires Coelho, pelo prazo de 180 dias.

Dr. Wagner Coelho, que responde a pelo menos, 13 ações por improbidade administrativa só na Justiça Estadual, e seu filho Elano Martins Coelho, são apontados como líderes de organização criminosa que podem ter desviado milhões de reais dos cofres do município de Uruçuí.

Confira as matérias:

Dr. Wagner recebia dinheiro de esquema criminoso em conta pessoal, diz MP
Afastado do cargo, Wagner Coelho representa Uruçuí em evento para prefeitos em Brasília
Vice-prefeito de Uruçuí será empossado prefeito após afastamento de Wagner Coelho

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas