Política

Ciro Nogueira participa de caminhada contra o aborto em Teresina

Nas redes sociais a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro agradeceu ao Senador e convocou os piauienses para participar do evento.

08 de outubro de 2023 às 15:14
4 min de leitura

O Senador Ciro Nogueira, vai participar da “Caminhada Pela Vida Contra o Aborto”, que acontece o neste domingo (8), na avenida Raul Lopes, em Teresina. O ato representa a movimentação da direita na reação contra o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do processo que refere-se à descriminalização do procedimento até a 12ª semana de gestação.

Convite - Foto/Reprodução

A presença do ex-ministro da Casa Civil foi confirmada através de sua agenda oficial. Em suas redes sociais, o senador publicou um vídeo da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro com a seguinte legenda: “Atenção piauienses, nossa eterna primeira-dama, Michelle Bolsonaro, tem um recado para vocês. Hoje é um dia para reforçar que somos a favor da VIDA!”.

Vídeo Instagram e agenda Ciro - Foto: Colagem/Lupa1
No vídeo, Michelle divulga o protesto, que também acontece em outras capitais do país, convoca os piauienses e agradece o apoio do senador. Na capital do Piauí, a concentração acontece às 17h, próximo à Ponte Estaiada. O ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro e sua esposa Michelle participaram do ato na manhã deste domingo na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

"Olá a todos do piauienses, hoje vai acontecer em Teresina, às 17h a caminhada pela vida, onde todos juntos irão dizer não ao aborto e não a ADPF 442. Não podemos aceitar que o STF queira legalizar o aborto não podemos aceitar o assassinato de bebês nos eventos de suas mãos, nós pedimos todos que envolvam nessa causa, ela não é religiosa e nem partidária, ela é desse dom da vida. Nós agradecemos a todos os organizadores, nosso querido senador Ciro Nogueira, que Deus abençoe o Piauí, que Deus abençoe a nossa nação.", diz Michelle.

O que é ADPF 442?

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n. 422,m é uma ação proposta pelo PSOL com apoio da Anis Instituto de Bioética, que pede a descriminalização do aborto até a 12° semana de gestação.

A ação foi protocolada no ano de 2017, no Supremo Tribunal Federal (STF), e cabe à Corte analisar a compatibilidade entre os artigos 124 e 126 do Código Penal. Na compreensão das autoras da ação, a criminalização da prática viola princípios como a igualdade, não discriminação, saúde, planejamento familiar das mulheres, e direitos sexuais e reprodutivos presentes na Constituição vigente, que não eram levados em consideração na edição do Código Penal.

Lei atual sobre Aborto

O aborto é criminalizado, com exceção de três situações: gravidez em decorrência de violência sexual, risco à vida da gestante eanencefalia. As duas primeiras situações estão previstas no Código Penal, no artigo 128, vigente desde 1940. A terceira situação, que interrompe a gestação em caso de anencefalia do feto, má formação caracterizada pela ausência de cérebro ou parte dele, foi descriminalizada pelo STF no ano de 2012.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas