Política

Câmara aprovada urgência para projeto que proíbe desconto sindical no INSS

Projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.

21 de maio de 2025 às 12:11
2 min de leitura

A Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para oProjeto de Lei 1846/25,que proíbe o desconto automático de mensalidades de associações e sindicatos em aposentadorias pagas pelo INSS. Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.

Deputados na sessão do Plenário desta terça-feira. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Atualmente, a Lei de Benefícios da Previdência Social prevê a possibilidade de desconto na folha do INSS para entidades de aposentados, desde que autorizado pelos segurados. A proposta revoga o dispositivo que permite isso.

De acordo com o presidente da Casa, Hugo Motta, o mérito do projeto será analisado apenas na próxima semana, pois o projeto de lei sobre o reajuste de servidores do Executivo (PL 1466/25) tranca a pauta.

O deputado Sidney Leite (PSD-AM), autor do projeto, informou que a revogação busca proteger os aposentados e pensionistas contra descontos indevidos, como foi verificado recentemente. Uma investigação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal, divulgada em abril passado, identificou descontos ilegais em benefícios do INSS que somam cerca de R$ 6,3 bilhões.

Deputado Sidney Leite, autor da proposta. Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

“Diante desse grave cenário, é imperioso que este Parlamento atue de forma enérgica para proteger os segurados da Previdência Social, especialmente os aposentados e pensionistas, que frequentemente se encontram em situação de vulnerabilidade”, disse Leite.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas