Bárbara do Firmino fala sobre direitos das pessoas com fibromialgia na Alepi
Durante seu discurso, a parlamentar parabenizou o deputado Franzé Silva (PT) pelo engajamento na causa e reforçou seu compromisso com essa luta.
A deputada estadual Bárbara do Firmino usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para destacar a importância da defesa dos direitos das pessoas com fibromialgia. Durante seu discurso, a parlamentar parabenizou o deputado Franzé Silva (PT) pelo engajamento na causa e reforçou seu compromisso com essa luta.
"A gente sabe que é uma doença de difícil diagnóstico, um diagnóstico de exclusão, e que muitas vezes as pessoas passam anos sofrendo até terem um laudo definitivo. Então, nós estamos aqui justamente para mostrar que também estamos trabalhando por essas pessoas", afirmou.
Bárbara também ressaltou a importância da Lei 8.612, sancionada pelo Governo do Estado, que garante o acesso gratuito a medicamentos para pacientes com fibromialgia na farmácia estadual de medicações especiais. Além disso, a legislação prevê a criação de um cadastro específico para essas pessoas, permitindo ao Estado ter um levantamento mais preciso sobre a incidência da doença e, assim, planejar a distribuição adequada dos medicamentos.
A deputada defendeu ainda que a fibromialgia seja reconhecida como uma deficiência, garantindo mais direitos e benefícios às pessoas que convivem com a síndrome. "Nós estamos aqui para dar continuidade a essa luta, para que elas sejam enquadradas como pessoas com deficiência, porque assim terão direito à casa própria, a carros com preços reduzidos e vários outros benefícios", concluiu.