Átila Lira x Wall Ferraz: relembre o pleito municipal de 1985 em Teresina
A eleição foi marcada pelo retorno do voto direto para prefeito e pelo início do "fenômeno Wall Ferraz".
O ano de 1985 foi marcado pelo retorno do voto direto nas eleições municipais em todo Brasil, o que não acontecia em Teresina desde de 1962. Para entendermos os detalhes é muito importante que a gente faça uma breve retrospectiva dos acontecimentos que vieram antes desse pleito histórico. É preciso lembrar que do período de 67 até 85 os prefeitos eram escolhidos diretamente pelo governador do estado.
Comemoração do retorno do voto direto no Congresso Nacional. Reprodução / Arquivos
Nessa época, quem dominava o cenário no Piauí era o esquema político do Partido da Frente Liberal, o PFL, liderado pelo governador na época Hugo Napoleão - que indicou o último prefeito no período do regime militar, Antônio de Almendra Freitas Neto.
Com a expectativa subindo para a disputa de 1985, quem se habilitou pelo PFL foi o secretário de Estado da Educação, Átila Lira, que conseguiu acumular apoios das máquinas do governo e da prefeitura para sua campanha. Do outro lado, se viabilizou pela oposição, um nome que seria no futuro um dos maiores líderes políticos da capital, o professor Raimundo Wall Ferraz pelo PMDB.
Professor Raimundo Wall Ferraz. Reprodução / ArquivosEssa polarização deixou os outros adversários nesse pleito sem a menor chance de vitória. E o professor Wall Ferraz, conhecido por sua cara fechada e estilo reservado - contra todas as perspectivas, venceu a eleição com mais de 78 mil votos contra os 60 mil de Átila.
Wall Ferraz também venceu o pleito municipal de 92. Reprodução / Arquivos
Fenômeno Wall Ferraz
Cunhado pelo historiador e político, Wilson Brandão (PP), o "fenômeno Wall Ferraz" intitula o brilhantismo político exercido pelo professor ao longo dos três mandatos em que comandou o executivo de Teresina. Indicado pelo governador Dirceu Arcoverde para a primeira oportunidade em 1975, Wall seria eleito prefeito pela terceira vez em 1992 por sufrágio popular, onde faleceria em pleno exercício do mandato.
Mesmo estando Wall no PMDB, a eleição de 85 inaugura as suas mais notáveis articulações, representando o marco inicial do famoso “ninho tucano", com o lançamento de quadros que posteriormente representariam o grupo político pelo PSDB - como os ex-prefeitos Firmino Filho e Sílvio Mendes.