11 de outubro de 2026 às 17:04 ▪ Atualizado em 11/10 às 17:11
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) rebateu neste domingo (11) uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que afirmou que o governador Rafael Fonteles (PT) havia “enterrado” sua carreira política após a derrota nas eleições para o Senado. Em publicação nas redes sociais, Ciro disse que um ministro do governo Lula telefonou para se desculpar pela fala do presidente.
Lula diz que aliados “enterraram” Ciro Nogueira; senador rebate - Foto: Reprodução “Sobre a fala do presidente Lula hoje na Paulista se referindo a mim, um ministro dele me ligou pra se desculpar e falou que é por conta do princípio de esclerose, acho que ele tem razão”, escreveu o senador.
A declaração de Lula ocorreu durante um ato político na Avenida Paulista, em São Paulo. Ao apresentar Rafael Fonteles, reeleito governador do Piauí, o presidente afirmou que o resultado eleitoral representava o fim da trajetória política de Ciro Nogueira.
A fala faz referência à derrota do senador nas eleições de 4 de outubro. Ciro tentou a reeleição, mas ficou atrás de Marcelo Castro (MDB), que obteve 35,67% dos votos válidos, e de Júlio César (PSD), eleito com 26,98%. Nogueira recebeu 24,68% dos votos válidos e não conquistou um novo mandato.
Durante o mesmo discurso, Lula também usou a expressão “enterrar a carreira política” ao mencionar Ciro Gomes, derrotado na disputa pelo governo do Ceará.
GUERRA
Programa
Segundo turno
Segundo Turno
ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Eleições
Eleições 2026
Eleições 2026
ELEIÇÕES 2026
Destaque
COLUNA NO CENTRO DO PODER
"Princípio de esclerose"
Sorte
SAÚDE PÚBLICA
Decisão
Saúde
12 de outubro
2º caso
Duplo homicídio
OPERAÇÃO
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.