Política

Arthur do Val anuncia renuncia ao cargo de deputado estadual em São Paulo

O político é alvo de um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar após ter áudios com comentários sexistas vazados.

20 de abril de 2022 às 15:32
1 min de leitura

Nesta quarta-feira (20) o deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (União Brasil), anunciou sua renuncia ao mandato na assembleia legislativa de São Paulo. Alvo de um processo de cassação, o político, também conhecido como “Mamãe Falei”, é julgado por quebra de decoro parlamentar após ter áudios com comentários sexistas vazados, e pode ficar inelegível por oito anos.

A renuncia não interrompe o processo de cassação que corre na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e o caso segue para a Mesa Diretora da Casa, que deverá validar o processo para que ele siga tramitando e, em seguida, a punição que será aplica ao político deve ser votada pelo plenário da Assembleia, que tem a palavra final.

Arthur do Val Reprodução / Agência Brasil

Entenda o caso

Arthur do Val foi à Ucrânia, país em situação de guerra, para, segundo ele, ajudar os ucranianos contra a Rússia. O deputado enviou áudios a amigos, divulgados posteriormente pela imprensa, em que elogia a beleza das refugiadas ucranianas e diz que as mulheres de lá são “fáceis” por serem pobres.

Na chegada ao Brasil, o deputado deu entrevistas confirmando ser o autor dos áudios e retirou sua pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo. Ele afirmou ter cometido “um erro em um momento de empolgação”.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas