Turista morre e outras cinco pessoas ficam feridas após teto de "igreja de ouro" desabar
Igreja, considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo, é um patrimônio material do Brasil.
Na tarde desta quarta-feira (5), parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “Igreja de Ouro”, desabou em Salvador, na Bahia. O acidente deixou cinco pessoas feridas e resultou na morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos.

Natural de Ribeirão Preto (SP), Giulia estava visitando o local com o namorado e um casal de amigos. Sua amiga sofreu um ferimento na cabeça e foi encaminhada para um hospital, enquanto os dois homens, que estavam em uma área mais afastada, não se feriram.
Localizada no Centro Histórico de Salvador, no Pelourinho, a igreja é considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. Construída no século XVIII, possui um rico revestimento em ouro e foi tombada como patrimônio material do Brasil.

O templo já apresentava problemas estruturais há mais de dois anos. Imagens divulgadas na internet mostram os danos causados pelo desabamento, que ocorreu na área onde os fiéis costumam se reunir para as celebrações. Outras cinco pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A igreja foi interditada pela Defesa Civil e passará por uma vistoria. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil de Salvador.