SoberanIA é revolução tecnológica, diz governador sobre nova IA do Piauí
SoberanIA é primeira inteligência artificial desenvolvida no Brasil com base em dados públicos, operando em língua portuguesa.
Na manhã desta quarta-feira (02), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou em suas redes sociais a importância da SoberanIA, a nova inteligência artificial desenvolvida pelo Estado. Segundo ele, a iniciativa representa um passo fundamental na proteção de dados sensíveis da população, como informações de saúde e dados pessoais.
“A revolução tecnológica que o Piauí está promovendo vai muito além da inovação: é sobre proteger dados sensíveis da população, como informações de saúde, segurança e finanças, e garantir que eles sejam processados por inteligências artificiais do próprio Estado”.
A SoberanIA, primeira inteligência artificial desenvolvida no Brasil com base em dados públicos, operando em língua portuguesa e com infraestrutura própria, foi lançada pelo Governo do Estado do Piauí no dia 25 de junho no Palácio de Karnak.
O projeto marca um avanço tecnológico no país e visa garantir a soberania digital, além ampliar a eficiência dos serviços públicos, com total controle estatal sobre os dados gerados e processados.
O objetivo da ação é regionalizar o uso da inteligência artificial, respeitando expressões culturais, sotaques e vocabulários típicos do Piauí e do Brasil.
Segundo o governador Rafael Fonteles, a ferramenta é um passo concreto na construção de uma IA nacional, eficiente e segura, capaz de oferecer respostas a partir de dados confiáveis e protegidos.
Assista!
Como usar a SoberanIA
A população já pode acessar a versão inicial da SoberanIA por meio de um pré-cadastro disponível no site oficial: https://soberania.ai/. A partir do cadastro, será possível interagir com o chat da IA, além de ter acesso a recursos de pesquisa como os datasets e a API do projeto.