Suspeito de apologia ao nazismo e incitação à automutilação é alvo de operação no Piauí
Ação resultou no cumprimento de 22 mandados em diversos estados, incluindo prisão temporária, busca e apreensão.
A Polícia Civil do Piauí participou nesta terça-feira (27) da Operação Mão de Ferro 2, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul em ação conjunta com outros 11 estados. A operação tem como objetivo combater crimes cibernéticos graves, especialmente os que afetam crianças e adolescentes.
Suspeito de apologia ao nazismo e incitação à automutilação é alvo de operação no Piauí - Foto: Divulgação/ Polícia Civil
No Piauí, um mandado judicial foi cumprido no município de Oeiras, como parte da ofensiva que busca desarticular redes criminosas envolvidas com pornografia infantil, apologia ao nazismo, ameaças virtuais, estímulo à automutilação e perseguição online.
A operação é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A ação resultou no cumprimento de 22 mandados em diversos estados, incluindo prisão temporária, busca e apreensão e internação de adolescentes envolvidos.
Segundo as autoridades, os crimes eram praticados principalmente por meio de aplicativos de mensagens, onde conteúdos violentos e ilegais eram compartilhados entre os investigados.
A operação visa identificar e responsabilizar os envolvidos e reforçar a proteção de menores no ambiente digital.