Fundador do Grupo Guanabara, Jacob Barata, morre aos 91 anos no Rio de Janeiro
Empresário se tornou motorista da linha Madureira aos 18 anos, e em seguida, adquiriu uma lotação. Ele se tornou o pioneiro no transporte público.
Um dos fundadores do Grupo Guanabara, conglomerado de empresas de ônibus, o empresário Jacob Barata, morreu aos 91 anos, nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Copa Star, localizado em Copacabana.
A unidade divulgou uma nota, onde lamenta a morte do empresário e presta solidariedade aos familiares e amigos.
“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Jacob Barata na manhã desta quarta-feira (27) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda”, diz a nota do hospital.
Saiba quem era Jacob Barata:
Popularmente conhecido como o Rei do Ônibus, o paraense nascido no dia 13 de agosto de 1932 em Belém, foi vendedor de panelas de alumínio e de jóias, além de trabalhar como escriturário em um banco, antes de ingressar no setor do transporte. Jacob Barata mudou-se para o Rio de Janeiro aos 14 anos e começou a trabalhar na mesma idade.
Segundo informações divulgadas pelo site Ônibus e Transportes, o empresário se tornou motorista da linha Madureira aos 18 anos,e em seguida, adquiriu uma lotação. Ele se tornou o pioneiro no transporte público ao levar pessoas da zona oeste do Rio para o centro da cidade.
Guanabara:
O Grupo Guanabara é um dos maiores conglomerados de empresas de transporte de passageiros do Brasil, fundado pelo empresário Jacob Barata em 1968 na cidade do Rio de Janeiro. O mesmo possui uma frota de 4 200 ônibus distribuídos em cerca 20 empresas de ônibus.