Faccionados são apreendidos acusados de matar sargento da PM em Teresina
Jurandir Pereira ainda chegou a ser socorrido e levado ao HUT, mas morreu dias depois do crime.
A Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), apreendeu, nesta quarta-feira (15), dois adolescentes acusados de envolvimento na mortedo sargento Jurandir Pereira de Oliveira, que morreu no dia 14 de dezembro do ano passado após ser baleado durante uma tentativa de assalto no bairro Alto da Ressurreição, na zona Sudeste da capital. A vítima ainda chegou a ser socorrida e levada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas faleceu dias depois do crime.
Em entrevista à imprensa, o delegado Bruno Ursulino, informou que ontem foi expedida uma decisão autorizando o mandado de busca e apreensão dos menores. Segundo ele, os indivíduos tiveram participação total no crime, já que faziam parte de um grupo responsável pelo assalto na padaria, local onde a vítima estava.
“Era previsível que pudesse se deslanchar para uma situação de latrocínio, tendo em vista que um deles estava armado. Todos tinham passagem, então não adianta eles estarem dizendo que isso não iria acontecer, isso é uma falácia. Eles combinaram o assalto e sabiam que o desdobramento possível seria o fato que aconteceu”, disse o delegado.
Vínculo com facção
De acordo com o delegado, as investigações demonstraram o envolvimento dos acusados e que eles estavam no local com a intenção de praticar o assalto.
“Eles estavam armados, inclusive foi apreendido um outro simulacro que está com a perícia. Ainda temos mais prisões e apreensão para realizar. Eles têm vínculo com uma facção no interior do Novo Horizonte e a gente espera que com isso a gente desarticule e atrapalhe a vida deles lá [região].
Morte de acusado
O proprietário da motocicleta utilizada no crime é irmão de João Pedro da Silva Santos, suspeito de atirar contra o sargento e que se entregou ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Entretanto, após troca de informações entre a Polícia Civil do Piauí (PCPI) e a Polícia Penal, foi constatado que o irmão do suspeito está preso e não teve envolvimento na ação criminosa.
Durante o confronto, um dos assaltantes foi baleado pelo sargento e acabou morrendo. Ele utilizava a moto emprestada e tentou fugir após o início da troca de tiros, mas foi atingido e caiu a alguns metros da padaria onde o crime ocorreu.
Veja a entrevista
O caso
O sargento Jurandir Pereira de Oliveira, da Polícia Militar do Piauí (PMPI), morreu na madrugada do dia 14 de dezembro, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ele estava internado na unidade desde o dia 09 quando foi baleado durante uma tentativa de assalto no bairro Alto da Ressurreição, na Zona Sudeste da capital.
O policial foi atingido ao reagir à abordagem dos criminosos, que fugiram após o crime. Desde então, Jurandir lutava pela vida, mas não resistiu aos ferimentos.