Polícia

Delegados detalham operação que resultou na prisão de sequestrador de adolescente em Monsenhor Gil

Operação interestadual da SSP-PI com a PM de São Paulo resultou na prisão do mentor do sequestro, em Campinas-SP.

08 de julho de 2025 às 16:13
4 min de leitura

A Polícia Civil do Piauí confirmou nesta terça-feira (08) a prisão de Ítalo, acusado de envolvimento direto no sequestro de um adolescente ocorrido no município de Monsenhor Gil.

Delegados detalham operação que terminou com sequestrador preso em São Paulo - Foto: Divulgação

O foragido foi capturado em Campinas, no estado de São Paulo, após operação articulada entre a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e a Polícia Militar paulista, através da equipe da ROTA. A informação inicial foi confirmada pelo delegado Anchieta Nery, da Polícia Civil do Piauí, através das redes sociais.

Em entrevista à imprensa, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, detalhou a ação.

Segundo ele, desde a descoberta do cativeiro e resgate do adolescente, os esforços das polícias Civil e Militar foram intensificados para localizar Ítalo, considerado peça-chave no crime.

Delegados detalham operação que terminou com sequestrador preso em São Paulo - Foto: Lupa1

“Desde o resgate da vítima, quando prendemos alguns envolvidos e dois criminosos morreram em confronto, nos concentramos na captura de Ítalo. Ele tem ligações com Campinas-SP e foi localizado após trabalho de inteligência minucioso”, destacou o delegado.

Sequestro e a investigação

O crime ocorreu em Monsenhor Gil, e mobilizou imediatamente diversas frentes das forças de segurança do estado. A Polícia Militar realizou diligências iniciais, ouvindo testemunhas no local e coletando informações sobre os autores e os veículos utilizados. A Polícia Civil assumiu a investigação, com apoio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Diretoria de Inteligência e de outros órgãos.

“O caso foi resolvido graças ao uso intensivo de tecnologia e à colaboração entre diferentes departamentos. O Draco, por exemplo, já monitorava o Ítalo em Campinas antes mesmo do sequestro”, afirmou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.

Detalhes da prisão

Ítalo foi preso no endereço identificado pela inteligência da SSP-PI. Segundo Charles, ele já havia vivido anteriormente em Campinas e retornou ao local após conseguir escapar do cerco policial no dia do resgate da vítima.

Delegados detalham operação que terminou com sequestrador preso em São Paulo - Foto: Lupa1

“Apesar do grande aparato policial à época, ele conseguiu fugir com ajuda de terceiros e retornou a São Paulo. Mas conseguimos rastrear seus movimentos e, com apoio da ROTA, efetuar sua prisão”, explicou.

Criminosos envolvidos

Ao todo, oito pessoas foram identificadas como envolvidas no crime. Seis foram formalmente indiciadas: três foram presas em flagrante, uma adolescente apreendida, e duas morreram em confronto com as forças policiais. Além de Ítalo, uma oitava pessoa foi identificada, completando o grupo investigado.

Um dos mortos era oriundo da Bahia, levado ao Piauí por Ítalo para participar da ação criminosa.

“Isso demonstra que o crime foi planejado com antecedência e envolveu o recrutamento de criminosos de outros estados. Ítalo conhecia a rotina da família da vítima e já havia praticado crimes contra o pai do adolescente, o que fortalece a tese de premeditação”, pontuou Charles Pessoa.

Próximos passos

Agora, as autoridades trabalham para recambiar Ítalo ao estado do Piauí, onde ele deverá responder pelos crimes praticados, incluindo sequestro, associação criminosa e outros delitos já em seu histórico. A polícia também avalia novas denúncias e investigações em andamento.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas