Advogado, candidato na chapa de Raimundo Júnior, está preso acusado de agredir esposa
Advogado é Maurilio Quaresma, candidato a Secretário Geral, na subseção de Esperantina.
O candidato a Secretário Geral da chapa “OAB de Esperança”, encabeçada por Raimundo Júnior, em Esperantina, o advogado Maurilio Pires Quaresma, foi preso nessa quarta-feira (27) sob acusação de violência doméstica. Segundo o auto de prisão em flagrante, o advogado teria agredido a sua esposa, Iana Márcia Silva Aguiar, e foi enquadrado na Lei Maria da Penha.
“Ao(s) 27 dia(s) do mês de novembro do ano de 2024, nesta cidade de ESPERANTINA -PI, nesta Unidade Policial, em Cartório, autuo o(a) presente AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE por AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE e demais peças que adiante seguem, do que para constar lavro este termo. Eu, Amanda Giselle Sousa Santos, Escrivã(o) de Polícia, o lavrei”.
O caso chama ainda mais a atenção pelo fato de ser um advogado, fazer parte de uma chapa concorrente a cargo na subseção de Esperantina e justamente às vésperas de uma eleição bastante disputada, onde o debate mais frequente é sobre a postura que profissionais do Direito devem ter diante da sociedade, já que têm o dever de defender as leis e os direitos fundamentais.
Advogado Maurilio Pires Quaresma - Foto: Reprodução
Nesse caso, agindo em flagrante contrariedade a esses princípios. Considerando que o fato ocorre em meio a um processo eleitoral para a escolha da nova diretoria da OAB Piauí, gera ampla repercussão em todo o estado, negativo, sem dúvida, para a chapa “OAB de Esperança”.
Nesse contexto, a conduta ética e moral dos concorrentes é observada de perto pela classe advocatícia, especialmente no que diz respeito ao compromisso com os valores de respeito e justiça.
A eleição da OAB-PI, marcada para o próximo dia 30, sábado, definirá os representantes que presidirão a instituição pelos próximos anos, em todo o Piauí.
Confira a íntegra do auto de prisão em flagrante: