Municípios

Semarh acolhe aves apreendidas em ação contra tráfico de animais silvestres

Entre as aves apreendidas estavam papagaios e papa-capins, muitas delas adquiridas ilegalmente em outro município.

04 de novembro de 2024 às 15:35
1 min de leitura

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) atuou em uma importante ação de resgate na noite de 30 de outubro de 2024, após o resgate de 126 aves pela Polícia Militar do Piauí. O incidente ocorreu durante uma barreira na PI-459, em Lagoa do Barro, onde um veículo suspeito foi abordado.

Aves apreendidas pela PM contra tráfico de animais silvestres - Foto: Divulgação

Entre as aves apreendidas estavam papagaios e papa-capins, muitas delas adquiridas ilegalmente em outro município. Algumas aves já estavam mortas, evidenciando a gravidade da situação e configurando crime ambiental.

A Semarh foi acionada para acolher os animais vivos e, após uma avaliação veterinária, os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/Semarh), onde receberão os cuidados necessários para uma possível reintrodução em seu habitat natural.

O secretário Daniel Oliveira destacou a importância da ação: “Estamos comprometidos em proteger nossa fauna e reforçar a fiscalização contra o tráfico de animais silvestres. Essa é uma prioridade para a Semarh.”

Além disso, a ação motivou a Semarh a intensificar as estratégias de fiscalização na região, reconhecida como um ponto crítico para o tráfico de animais silvestres, visando coibir práticas ilegais e preservar a biodiversidade local.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas