Municípios

Chesf simula evacuação de área próximo à Barragem Boa Esperança no Piauí

Iniciativa visa traçar estratégia adequada de evacuação e resgate, levando em consideração as características específicas da comunidade local.

15 de maio de 2024 às 19:49
2 min de leitura

Vai acontecer nos dias 26, 27 e 28 de maio um Simulado de Evacuação de Área, na Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, situada na bacia do Rio Parnaíba. A ação vai envolver os municípios de Guadalupe e São João dos Patos, no Piauí e Maranhão, respectivamente.

Barragem de Boa Esperança, na bacia do rio ParnaíbaDivulgação/Chesf

Entre os dias 17 e 19 de maio, a Eletrobras Chesf, com apoio da Geometrisa Serviços de Engenharia Ltda, e em parceria com as defesas civis municipais, inicia a circulação do carro de som nas ruas das cidades, anunciando o cadastramento das populações locais, a ocorrer entre os dias 20 e 24 de maio.

O cadastramento será realizado especificamente nas áreas próximas à Usina, no formato porta-a-porta, ou seja, a equipe de entrevistadores irá até a residência de cada cidadão.

Essa iniciativa visa traçar estratégia adequada de evacuação e resgate, levando em consideração as características específicas da comunidade local e garantindo uma resposta rápida e eficiente em situações de risco.

Além da UHE Boa Esperança, a Eletrobras Chesf implantou o PAE em todos os seus empreendimentos hidrelétricos.

Os simulados visam orientar e treinar a população sobre as medidas a serem tomadas no caso de necessidade de retirada preventiva. Esta é a última etapa de implantação do PAE, e atende à Política Nacional de Segurança da Barragens para proporcionar uma cultura de mais segurança para todos na região do empreendimento.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas