Barragem Piracuruca atinge nível máximo e sangra após período chuvoso
Idepi iniciou uma série de intervenções preventivas na barragem, incluindo a limpeza vegetal.
A Barragem Piracuruca, localizada no município de Piracuruca, atingiu sua capacidade máxima de 250 milhões de metros cúbicos de água e está sangrando. O fenômeno natural ocorre quando o volume de água supera o limite do reservatório, fazendo com que o excedente escoe pelo vertedouro.
Apesar do impacto visual, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), responsável pela estrutura, garante que a barragem está segura.
De acordo com o Idepi, uma vistoria realizada no início deste ano constatou que a barragem apresenta boas condições estruturais. Além disso, desde janeiro, uma série de intervenções preventivas tem sido conduzida para garantir a segurança da barragem.
Entre as ações implementadas, destaca-se a limpeza vegetal do talude a jusante, a parede abaixo da barragem. Essa medida é essencial para evitar possíveis danos, facilitar a inspeção técnica e assegurar o escoamento adequado das águas.
O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, reforçou o compromisso do instituto com a manutenção das barragens sob sua responsabilidade.
“A segurança hídrica é um compromisso do Idepi. Trabalhamos continuamente na vistoria e agora também estamos fazendo a manutenção das nossas barragens para garantir o pleno funcionamento dessas estruturas e a tranquilidade da população”, afirmou.
Já o diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Diego Salazar, tranquilizou a população ao explicar que o sangramento da barragem é um processo previsto no projeto da estrutura.
“As barragens são projetadas para esse momento. Quando o volume de água atinge seu limite, o excedente escoa pelo vertedouro de maneira controlada, sem comprometer a segurança da estrutura ou das comunidades no entorno”, esclareceu.