Geral

TCE manda suspender concurso da Guarda Municipal de Teresina

Decisão foi tomada após denúncia da Divisão de Fiscalização de Admissão de Pessoal, que apontou falhas no processo.

18 de outubro de 2024 às 11:50
2 min de leitura

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) suspendeu o edital do concurso público da Guarda Civil Municipal de Teresina, que oferecia 100 vagas imediatas e 300 para cadastro de reserva. A decisão foi tomada após denúncia da Divisão de Fiscalização de Admissão de Pessoal, que apontou falhas no processo. O edital foi publicado dentro dos últimos 180 dias do mandato do prefeito Dr. Pessoa, o que contraria o artigo 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Até o momento, a Prefeitura de Teresina não se manifestou.

Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) - Foto: Junior Santos/ Lupa1

De acordo com o TCE-PI, a LRF proíbe a criação de despesas com pessoal nos seis meses finais de um mandato, especialmente quando os custos serão transferidos para o próximo gestor. O concurso, com provas previstas para dezembro de 2024 e nomeações em 2025, criaria compromissos financeiros para a futura administração. Além disso, em outubro de 2024, a prefeitura emitiu o decreto nº 27.033/2024, suspendendo concursos e contratações temporárias como medida para controlar as despesas municipais.

O conselheiro relator, Jaylson Fabianh Lopes Campelo, enfatizou na decisão que "a necessidade de prudência na gestão fiscal" visa evitar que o próximo prefeito assuma encargos financeiros sem planejamento, o que pode comprometer o orçamento.

Ele ainda ressaltou que, mesmo antes da nomeação dos aprovados, "a própria organização do concurso implica em custos diretos e indiretos", como a elaboração do edital e a logística de aplicação das provas. A prefeitura tem 10 dias úteis para suspender o certame e prestar esclarecimentos ao TCE-PI.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas