Geral

Piauiense, juiz de Cajazeiras-PB é afastado por suspeita de envolvimento com facção

Macário Júnior é filho do jornalista e advogado piauiense Macário Galdino Oliveira, falecido em 2021

23 de maio de 2025 às 13:09
2 min de leitura

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) afastou o juiz Macário de Oliveira Júnior, titular da 1ª Vara da Comarca de Cajazeiras-PB, após abertura de processo administrativo disciplinar (PAD). A decisão consta na Portaria GAPRE Nº 932/2025, assinada pelo presidente do TJ-PB, desembargador Frederico Coutinho, e foi aprovada em sessão administrativa realizada no dia 21 de maio.

Macário de Oliveira Júnior, juiz afastado do TJPBReprodução

De acordo com informações colhidas pelo Lupa 1, o magistrado é suspeito de favorecer integrantes de uma facção criminosa que atua no Sertão da Paraíba. As investigações indicam que o juiz teria recebido propina com valores que chegariam a R$ 70 mil em troca de decisões judiciais favoráveis.

Entre os atos investigados estão a concessão de liberdade para presos considerados de alta periculosidade e sentenças que, supostamente, teriam desconsiderado provas relevantes. Por esta razão, a portaria também determina que o juiz está impedido de acessar o Fórum de Cajazeiras e os sistemas eletrônicos do Judiciário, como o PJe e o CNJ.

Processo sigiloso

O processo tramita sob sigilo. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acompanha o caso e pode abrir procedimento próprio, com possibilidade de sanções como aposentadoria compulsória ou exoneração.

Boatos na cidade

Além do suposto envolvimento com fação criminosa, circulam na cidade de Cajazeiras boatos de que o juiz teria tomado uma decisão judicial favorável ao então pré-candidato a prefeito Francisco Mendes Campos, conhecido como Chico Mendes. Esses relatos não fazem parte formal do processo disciplinar aberto, mas são mencionados em rodas de conversas no município.

Quem é Macário Júnior

O juiz Macário de Oliveira Júnior é filho do advogado e jornalista Macário Galdino de Oliveira, falecido em janeiro de 2021, que apesar de ser natural de Ipueiras-CE, chegou em Teresina em 1962 onde construiu família e fez carreira profissional no estado do Piauí, tendo atuado como professor universitário, escritor, Subsecretário de Segurança, bem como jornalista por vários anos no Jornal do Piauí e na TV Clube, como representante do Jornal O Povo do Ceará e advogado.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas