Geral

Pessoas com comorbidades podem tomar dose anual da vacina contra a Covid-19

É preciso ter recebido pelo menos duas doses da vacina com um intervalo mínimo de seis meses entre elas.

28 de fevereiro de 2024 às 15:28
2 min de leitura

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) começa, a partir desta quarta-feira (28), aplicar a dose anual de vacina contra Covid-19 para as pessoas com comorbidades.

Vacinação - Foto:Reprodução/FMS

Para receber a vacina, os interessados podem se dirigir aos pontos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no Teresina Shopping. O shopping funciona das 13h às 19h, enquanto as UBS estão abertas das 8h às 12h e das 13h às 17h. Durante o processo de vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou cartão do SUS, além de um documento que comprove comorbidades, como um laudo médico.

Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, lembra que é preciso ter recebido pelo menos duas doses da vacina com um intervalo mínimo de seis meses entre elas.

Além disso, o reforço também será oferecido a trabalhadores da saúde, idosos, pessoas imunossuprimidas, gestantes, puérperas, indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, e funcionários do sistema prisional. Para idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, recomenda-se um reforço a cada seis meses, enquanto os demais grupos devem receber uma dose anualmente.

Crianças

A nova orientação do Ministério da Saúde diz ainda que a vacina contra a COVID-19 passa a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que receberão três doses. “Reforçamos que as crianças desta faixa etária que já receberam três doses da vacina anteriormente são consideradas imunizadas e não precisam se vacinar novamente”, explica Emanuelle Dias.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas