Geral

Nativos de Cajueiro da Praia reclamam de famílias que querem roubar suas terras

De acordo com moradores, a família se diz dona de oito mil hectares de terra.

18 de novembro de 2021 às 14:05
1 min de leitura

Moradores do povoado Morro Branco, localizado próximo ao município de Cajueiro da Praia, protestam sobre uma família que se diz dona das terras onde os nativos vivem desde sempre. De acordo com moradores, a família afirma ser proprietária de oito mil hectares de terra.

Capangas encapuzados fiscalizam a derrubada das cercas nos terrenos dos nativos. Reprodução/Whatsapp

José Melo, morador da comunidade Morro Branco, lamenta sobre a crueldade que um homem chamado João Climaco De Brito Costa, mais conhecido ''Calça alta'', que ameaça a comunidade constantemente. Usando de capangas armados e encapuzados, ele destrói cercas, casas, plantações e ameaçam os nativos da comunidade.

''Nossos pais nasceram e morreram aqui. Nossos filhos cresceram aqui. Nossos antepassados cuidaram da terra, plantaram na terra, todos nativos, e agora que o terreno está valorizado querem tomar nossas terras''. Lamenta, José Melo.

‘’A pior coisa que ele (João Climaco) pode fazer a um ser humano é isso. Não manda o pessoal de cara limpa, manda os capangas todo encapuzados para amedrontar a gente. Ele se denomina dono de oito mil hectares de terra. Ele acha que é cangaceiro, e quer bater e matar a gente pra ficar com nossas terras'', lamenta José Melo, morador do povoado Morro Branco.

O morador diz que os métodos usados por João Climaco se assemelham a tempos antigos, onde o cangaço era comum e as leis não existiam. O caso é exposto na mesma semana em que terreno em Cajueiro da Praia-PI gera guerra entre políticos e empresários.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas